21/06/2023 às 16h05min - Atualizada em 21/06/2023 às 16h05min

Política para Mulheres, Firjan e Senai juntos pela qualificação e geração de emprego

A finalidade é desenvolver projetos de qualificação profissional de mulheres, em especial às vítimas de violência

Jornal Aurora - Redação
PMCG
A primeira-dama de Campos Tassiana Oliveira participou, nesta terça-feira (20), de uma reunião com representantes da Subsecretaria de Políticas para Mulheres e do Sistema Firjan. A proposta apresentada foi de uma parceria da Prefeitura, por meio da subsecretaria, com o órgão e o Senai, para o desenvolvimento de projetos de qualificação profissional de mulheres, em especial às vítimas de violência, com a consequente inserção das mesmas no mercado de trabalho ou criação de negócios que lhes assegurem autonomia econômica.

"Estamos buscando uma parceria para desenvolver trabalhos nas mais variadas áreas, tanto para capacitar como também para oportunizar o emprego não só às mulheres que são assistidas por nós, na subsecretaria e no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) Mercedes Baptista, mas a todas as mulheres campistas. A proposta atende às políticas públicas que o município vem desenvolvendo em prol das mulheres e às ações praticadas por nossa pasta que objetivam que elas enxerguem todos os seus direitos, os direitos que têm à saúde, à educação, ao emprego, à renda e, ainda, à equidade de gênero, porque sabemos que existem muitas mulheres capacitadas, preparadas, mas, infelizmente, ainda somos menos de 5% nos cargos de comando. Assim, pensamos em novas ações e projetos que sirvam de ferramenta para mudar essa realidade e promover a autonomia das mulheres campistas", explicou a subsecretária Josiane Viana.

A primeira-dama Tassiana Oliveira detalhou a demanda do município.

"Nos projetos que promovemos nas localidades mais afastadas, como o "Social + Perto", sempre recebemos pedido por emprego. No entanto, verificamos que a maioria das mulheres precisam de qualificação profissional e têm dificuldade, geralmente por conta de afazeres domésticos, falta de tempo, de se deslocarem para cursos na área central. Então, precisamos disponibilizar capacitação para as mulheres de todo o município, mas, como Campos tem um território muito extenso, precisamos criar os cursos profissionalizantes nessas localidades, de acordo com a aptidão local, para que todas tenham oportunidade de serem empregadas por empresas ou tenham condições de desenvolver um negócio próprio que lhes garantam renda. Essa é uma necessidade ainda maior com relação às vítimas de violência, que precisam ter independência econômica para, de fato, se libertarem do agressor e do ambiente que as oprime", declarou Tassiana.

Representantes da Firjan fizeram a apresentação de ferramentas disponíveis para a parceria. A ideia é levantar dados, como grau de escolaridade das mulheres e tipo de mão de obra demandada por empresas e empreendimentos da região para implementação dos cursos a serem ministrados pelo Senai e criação de projetos exclusivos para potenciais empregadores pela Firjan.

"Temos uma grande possibilidade de desenvolvimento de projetos customizados, atendendo essa necessidade de qualificação que o município requer. Eu acho que essa visão da Prefeitura em buscar uma instituição como o Senai para pensar na qualificação dos seus munícipes, em especial das mulheres, ponto específico dessa reunião, é muito estratégica e importante. Hoje, a mulher pode estar onde ela quiser, então eu vejo como muito importante essa reunião porque demonstra a preocupação da Prefeitura, o olhar da primeira-dama Tassiana Oliveira e da subsecretária Josiane Viana em pensar o futuro no sentido de qualificar a mulher, que realmente está fazendo uma grande diferença no mercado de trabalho. Acredito que o Senai, que tem um trabalho de qualificação reconhecido não só em Campos como em todo o Brasil, tem muito a contribuir nessa formação", concluiu a gerente Executiva da Firjan, Ivana Licurgo.

Além da primeira-dama, da subsecretária e da gerente Executiva, participaram da reunião, por parte da Firjan, a gerente Operacional Eliane Azevedo; a analista de Relação com o Mercado Cláudia Marins; os analistas de Captação de Recursos, Igor Ferreira e Clemilson de Souza; o consultor de Negócios, Whashington Cruz; e o coordenador Operacional de Qualificação Profissional, Joel M. da Silva Filho. Também presentes, representaram a Prefeitura a gerente de Políticas Públicas para Mulheres, Marcelly Manhães, a coordenadora do Ceam Mercedes Baptista, Erika Nogueira, e a chefe do Cerimonial, Patrícia Monteiro.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp