16/06/2023 às 16h18min - Atualizada em 16/06/2023 às 16h18min
Mais de mil imóveis vistoriados no mutirão realizado nesta sexta no Julião Nogueira
Município tem atualmente 1.895 casos de dengue, 5 de chikungunya e nenhum de zika
Jornal Aurora - Redação
PMCG
Agentes de Combate às Endemias (ACEs) do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizaram mais um mutirão de prevenção e combate ao Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya. Nesta sexta-feira (16), a ação ocorreu no Parque Julião Nogueira, onde várias ruas foram percorridas com o intuito de eliminar focos do mosquito.
Neste mutirão, foram vistoriados 1.054 imóveis e tratados com aplicação de larvicida 462, incluindo terrenos baldios. Também foram eliminados 13 focos do mosquito, além de 11 pneus recolhidos e 7 sacos contendo inservíveis.
De janeiro deste ano até o momento, foram registrados 1.895 casos de dengue no município, confirmados laboratorialmente e clínico epidemiológico, destes, sendo um óbito de um idoso em Travessão, além de 5 casos de chikungunya e nenhum de zika.
Os mutirões de sexta-feira voltaram a ser realizados após o resultado do 2° Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), feito em maio deste ano, que apontou Índice de Infestação Predial (IIP) de 4,5%. No anterior, ocorrido em janeiro, o índice era de 5,2%. Além do Julião Nogueira, as ações já foram realizadas nos bairros Parque Riachuelo; Parque Caju e no Parque Turfe Clube.