15/06/2023 às 17h58min - Atualizada em 15/06/2023 às 17h58min

Qualifica Campos entre os dias 04 e 08 de julho no Centro da cidade

Os cursos oferecidos com descontos de 30% até 70%, são para áreas de grande procura no mercado de trabalho, tornando-os mais acessíveis a quem está em busca de emprego

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Com objetivo de transformar vidas, oferecendo oportunidade de realizar cursos de qualificação em áreas onde há demanda de emprego e falta de mão-de-obra especializada, será realizado entre os dias 04 e 08 de julho, no Boulevard Francisco de Paula Carneiro, no Centro, mais uma edição do Qualifica Campos. Ao todo 12 empresas estarão participando com mais de 200 cursos profissionalizantes, técnicos e de nível superior, com descontos de 30% a 70%.  

Os cursos oferecidos são para áreas de grande procura no mercado de trabalho, tornando-os mais acessíveis a quem está em busca de emprego. De terça a sexta-feira, o Qualifica Campos será de 9h às 18h, e no sábado, das 9h às 13h.  Desde 2021, o Prefeito Wladimir Garotinho vem implementando medidas para aquecer a economia do município, que vem resultando em maior oferta de emprego e a chegada de novas empresas ao município. 

Também desde 2021, Campos vem apresentando saldos positivos na geração de emprego, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), ligado ao Ministério do Trabalho e Previdência. Além de retratar o novo momento pelo qual passa o município, que vem reconquistando a confiança de empresários e empreendedores, que estão instalando empreendimentos em Campos, gerando emprego e renda.
 
A retomada do Qualifica Campos acontece graças à parceria firmada entre a Prefeitura de Campos, através da Secretaria de Qualificação e Emprego e a Rede Qualifica, formada por empresas voltadas ao treinamento, cursos técnicos e profissionalizantes, com a finalidade de qualificar interessados concedendo descontos para que tenham condições de entrar para o mercado de trabalho.  

- Para nós, a retomada do Qualifica Campos é fundamental porque, com frequência, recebemos demandas de empresas parceiras de oferta de trabalho com mão-de-obra especializada e, muitas vezes, não temos como atender por falta de trabalhadores com a qualificação necessária. Durante o evento, estaremos dando oportunidade a quem quer se especializar de, futuramente, conseguir emprego naquelas áreas específicas. Afinal, somos uma secretaria de Qualificação e Emprego – destaca o secretário Robson Barbosa. 

O presidente da Rede Qualifica, Juarez Machado, citou alguns cursos que serão oferecidos. “São cursos de soldador e pintura industrial, para as áreas onshore e offshore, como pirata, salvatagem, barbeiro, informática, idiomas, técnico de enfermagem, além de gastronomia, maquiagem, entre outros. Esta edição do Qualifica Campos só está sendo possível através da parceria com a Secretaria de Qualificação e Emprego”, informa Juarez, acrescentando que, atualmente, em quase todas as áreas, é fundamental ter conhecimento básico de Informática.

Uma reunião foi realizada nesta quarta-feira (14) com a participação dos secretários de Qualificação, Robson Barbosa; de Comunicação Social, Sérgio Cunha; representantes das empresas e das duas secretarias. Representantes da Rede Qualifica são unânimes em afirmar que, atualmente, Campos possui oferta de emprego para áreas que necessitam de mão-de-obra especializada e, muitas vezes, não é possível atender.  “Recentemente, tivemos uma oferta para contratação imediata de vigilantes para eventos, com carteira assinada, e não tivemos candidatos suficientes que tivessem concluído o curso específico, para preenchimento das vagas”, informa a representante da Aforvig, Érika Suhet.

O mesmo acontece nas áreas de solda e pintura industrial, segundo informou o representante da Smart, Márcio Matta. “Só na área de solda, temos cerca de 150 vagas de emprego, mas não temos mão-de-obra para atender toda a demanda. É uma área que possui grande oferta de emprego, principalmente, com o Porto do Açu”. Esta semana, a empresa Andrade Gutierrez divulgou a oferta de 150 vagas para soldadores - TIG/Eletrodo/Arame Tubular - para trabalhar no projeto que a construtora desenvolve no Porto, em São João da Barra.

O secretário de Comunicação, Sérgio Cunha, ressaltou a importância do evento para o município. “O Qualifica Campos terá todo apoio do governo pela importância da ação que integra empresas, a Secretaria de Qualificação e Emprego em um esforço de oferecer acesso a cursos, em condições especiais, que irão abrir as portas do mercado de trabalho, seguindo o que determina as diretrizes do desenvolvimento social e econômico do prefeito Wladimir Garotinho”, frisa o secretário.

Entre as empresas participantes, estão Aforvig, para treinamento de formação de vigilantes; Best; Campos Solda; Datafox/IBMR; Digitus; GRV (ONG de ambulâncias de resgate voluntário); IPE; IGA; Microlins; Presal; Smart e Task. A novidade desta edição é a participação dos Institutos Sawana e Nélia Almeida Gomes de Oliveira, que assistem pacientes oncológicos. “Durante os cinco dias, estaremos também com corte de cabelo para quem quiser fazer doações. Com o cabelo, preparamos perucas para doar para nossos assistidos”, informa Lena Souza, presidente do Instituto Sawana. 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90