14/06/2023 às 10h02min - Atualizada em 15/06/2023 às 00h02min

Assocon se junta ao movimento para aprovar proposta sobre rastreabilidade de bovinos, que será entregue ao governo

O sistema de rastreabilidade de bovinos e bubalinos é importante, pois assegura a segurança dos alimentos ao fornecer informações detalhadas sobre sua origem e boas práticas ao acompanhar a vida dos animais

SALA DA NOTÍCIA Fernanda de Souza Martins
A Associação Nacional da Pecuária de Corte (ASSOCON) participou da 65ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Carne Bovina, em Brasília (DF), que aprovou proposta de sistema voluntário de rastreabilidade individual de bovinos e bubalinos.
“Entre vários temas relevantes debatidos, o sistema de rastreabilidade é o principal. Atuamos com outros membros da Câmara para validar a proposta que será protocolada no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA)”, explica Juliane Gomes, coordenadora técnica e de projetos da ASSOCON.
O sistema de rastreabilidade de bovinos e bubalinos é importante, pois assegura a segurança dos alimentos ao fornecer informações detalhadas sobre sua origem e boas práticas ao acompanhar a vida dos animais. Esse processo também permite o acesso da carne brasileira aos mercados internacionais exigentes, além de promover transparência e confiança ao longo da cadeia produtiva.
Durante o encontro, também foi abordado o andamento do processo movido contra a União, buscando o fim da exportação de gado em pé, pauta da Associação Brasileira de Empresas de Projetos e Consultoria em Engenharia Geotécnica (ABEG). Já a Associação dos Criadores de Mato Grosso (ACRIMAT) gerou diálogo sobre a importância de evitar o uso de terminologias que difamem a imagem do segmento dentro e fora da atividade.
Juliane Gomes reafirmou a responsabilidade da ASSOCON diante desses debates e em defesa dos seus associados. “Ressaltamos a importância de ter assento nos principais fóruns de discussão do país. As câmaras temáticas são fundamentais, pois foram criadas por lei e representam um órgão consultivo do ministro da Agricultura e Pecuária. Como conselheiros, temos a responsabilidade de transmitir ao governo as necessidades da pecuária de corte e, especialmente, dos nossos associados. Continuamos trabalhando arduamente para garantir que os interesses dos pecuaristas sejam representados e defendidos nos debates nacionais.”
Sobre a ASSOCON:
A Associação Nacional da Pecuária de Corte (Assocon) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que representa pecuaristas na produção de gado de corte e demais integrantes da cadeia produtiva correlacionados à produção de carne. Nesse sentido, buscamos o desenvolvimento organizado da produção pecuária de corte brasileira em qualidade e com o uso racional de tecnologias e sustentabilidade. Mais informações: https://assocon.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp