14/06/2023 às 18h40min - Atualizada em 14/06/2023 às 18h40min

Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado no Hemocentro Regional

O objetivo desta data é homenagear a todos os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, que é responsável pela salvação de milhares de vida

Jornal Aurora - Redação
PMCG
O Hemocentro Regional de Campos (HRC) celebrou o Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado anualmente em 14 de junho. O objetivo desta data é homenagear a todos os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, que é responsável pela salvação de milhares de vida. No Brasil, apenas entre 1,6% e 1,9% da população é doadora de sangue. Em países da Europa, esse índice chega a 5%. De acordo com o Ministério da Saúde, 14 em cada mil brasileiros doam sangue de forma regular nos hemocentros do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em celebração a esse dia, o Hemocentro ofereceu um lanche especial aos doares que compareceram à unidade. Uma equipe também participou de uma ação no Ciep Municipal Maestro Villa Lobos, no Parque São José, promovida pelo Programa Saúde na Escola (PSE), do Governo Federal, que funciona dentro da Secretaria de Educação. O evento é realizado todos os anos sempre no mês de junho em comemoração ao Junho Vermelho, mês escolhido para alertar a população sobre a importância de doar sangue.

Coordenador do PSE, João Paulo de Oliveira, explica que essa ação já faz parte do calendário e o Ciep foi escolhido afim de trabalharem com a primeira infância. "Esse ano realizamos a ação com cartazes informativos e também tivemos a participação da equipe de enfermagem da Secretaria de Saúde, onde foi realizado aferição de pressão e glicemia, avaliação de fonoaudiólogo e vacinação contra Covid-19, além da atualização da caderneta. As crianças são repetidoras de informações para seus familiares e isso gera um circuito de alerta para todos", disse.

"Meus três filhos Mayara, Vitória e Marcos estudam aqui e quando soube que iria acontecer o evento achei importante, pois eles puderam entender melhor como é feita a doação e entender que podem salvar até 4 vidas. Espero que todos possam compreender que doar não dói, que não precisa ter medo e que é um gesto de generosidade. Já sou doadora há 8 anos, com muito orgulho", informou a mãe, Débora Katiuscia Maria Gomes.

Assistente social do Hemocentro, Rosângela Soares alertou a população sobre o estoque baixo. "Fomos convidados com muito carinho para participar mais uma vez dessa ação junto ao PSE, na data tão importante que é o Dia Mundial do Doador de Sangue. O nosso intuito foi incentivar da melhor forma possível a doação. Estamos com o estoque crítico, bem abaixo do esperado, recebendo apenas 30 doações diárias. Toda ajuda e boa vontade de ir ao hemocentro ou ir à unidade móvel será essencial para nós. Venha doar, nos ajude a salvar vidas", alertou.

Ainda durante o dia, um grupo de trabalhadores do Porto do Açu foi até a unidade e doou sangue para ajudar a abastecer o estoque. "O sangue é a única coisa que não pode ser produzida, comprada, só nós temos e a doação ajuda várias pessoas. É importante realizar esse ato, pois uma doação pode ajudar quem precisa", comenta o supervisor de Operações, Saul Henrique.

O Hemocentro funciona diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados, na Rua Rocha Leão, n° 2, no bairro do Caju, anexo ao Hospital Ferreira Machado (HFM). A unidade é responsável pelo atendimento à demanda de 25 unidades hospitalares da região.

Requisitos para doar – Para doar, é necessário estar descansado e não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes. Em relação à alimentação, é preciso estar bem nutrido, com refeições leves e sem gordura nas 3 horas anteriores à doação de sangue.

Pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 60 anos, ou até 65 anos (caso tenham doado antes dos 60 anos de idade) e peso acima de 50 quilos podem doar sangue, basta comparecer ao hemocentro munido de documento original com foto. Os menores de 18 anos devem comparecer com o responsável.

Coletas externas – Para aumentar o banco de sangue, o HRC está intensificando as coletas externas com o auxílio da unidade móvel. Para agendar uma visita do ônibus, basta ligar para o telefone (22) 981730463 ou (22) 981752599 das 8h até às 17h ou mandar um e-mail para: socialhemo2021@gmail.com.

Confira a agenda desse mês:

15/06- Hospital Geral de Guarus

17/06- Igreja Betel em Goitacazes

20/06- Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

22/06- Hospital Escola Álvaro Alvim

27/06- Bom Jesus do Itabapoana

29/06- IFF Centro
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp