09/06/2023 às 11h54min - Atualizada em 10/06/2023 às 00h04min

O que é albinismo? Entenda condição genética de Cristian, retratada em ‘Terra e Paixão’

Especialista alerta sobre o impacto psicológico do bullying, capaz de desenvolver ansiedade, depressão e problemas na saúde mental das crianças

SALA DA NOTÍCIA Thainá Zelante Cordeiro
Dia 13 de junho é celebrado o Dia Internacional de Conscientização do Albinismo, data dedicada para a conscientização e compreensão sobre o albinismo, uma condição genética rara que afeta a produção de melanina, o pigmento responsável pela coloração da pele, cabelos e olhos. Infelizmente, crianças albinas frequentemente enfrentam situações de bullying e discriminação nas escolas devido à sua aparência física, podendo assumir várias formas, desde comentários ofensivos, apelidos depreciativos, exclusão social, até agressões físicas e verbais.

A história de Cristian, em ‘Terra e Paixão’, tem retratado muito bem essa rotina de bullying sofrido por crianças e adolescentes na escola. Segundo a coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, Luana Galleano Mello, as crianças albinas são alvo de bullying devido à falta de conhecimento e compreensão por parte de seus colegas. “O impacto psicológico do bullying em crianças pode ser profundo, capaz de desenvolverem baixa autoestima, ansiedade, depressão e problemas de saúde mental. O constante sentimento marcado pela diferença e a necessidade de se adaptar a um ambiente hostil podem afetar negativamente seu desempenho acadêmico, relacionamentos interpessoais e desenvolvimento social”, alerta.

Para promover a conscientização, o respeito e a empatia, Luana elenca medidas que podem ser tomadas dentro das instituições de ensino e em casa, como os exemplos abaixo:

Educação e conscientização: Promover palestras, atividades educacionais e discussões sobre o albinismo, enfatizando a importância do respeito à diversidade e inclusão.

Programas de combate ao bullying: Implementar programas escolares para prevenir e abordar o bullying, ensinando os alunos sobre empatia, respeito mútuo e habilidades de resolução de conflitos.

Inclusão e apoio: Fomentar a inclusão de crianças albinas em atividades escolares, clubes e grupos, para que possam desenvolver amizades e se sentir parte da comunidade escolar. Além de oferecer suporte emocional e aconselhamento às crianças que sofrem bullying.

Parceria com os pais: Estabelecer uma comunicação aberta e colaborativa com os pais das crianças albinas, buscando entender suas preocupações e trabalhando juntos para criar um ambiente seguro, adaptável e acolhedor.

Intervenção imediata: Tomar medidas rápidas e eficazes quando situações de bullying forem identificadas, investigando e evidenciando as devidas consequências aos envolvidos, bem como fornecendo apoio às vítimas.

“O Dia Internacional de Conscientização do Albinismo é um lembrete para a sociedade de que todas as pessoas, independentemente de sua aparência física, merecem ser tratadas com dignidade, respeito e justiça. Ao promover a conscientização sobre o albinismo, podemos contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva, onde as pessoas possam ser valorizadas e respeitadas por sua singularidade e contribuições”, destaca Luana.

Clínica Escola de Psicologia | Porto Alegre
A Faculdade Anhanguera conta com a clínica escola de psicologia que oferece atendimento à população de Porto Alegre, com o objetivo de acolher crianças, adultos e famílias em situação de sofrimento. Além disso, a unidade proporciona diversas palestras e seminários com o objetivo de levar informação a todos sobre saúde mental.

Sobre a Anhanguera    
Fundada em 1994, a Anhanguera faz parte da vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho, em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Em 2023, passou a ser a principal marca de ensino superior da Cogna Educação, com o processo de unificação das instituições, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno.

A instituição ampliou seu portfólio, disponibilizando novas opções para cursos Livres; preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos.

Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 112 unidades próprias e 1.398 polos em todo o país. A instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.  

Acesse o site e o blog para mais informações.   

Assessoria de Imprensa
Atendimento PR: Thainá Zelante Cordeiro
E-mail: thaina.cordeiro@kroton.com.br
Telefone: +55 11 96650-6507

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp