07/06/2023 às 10h12min - Atualizada em 07/06/2023 às 10h12min
Minicursos voltados para o ensino da física serão realizados nesta quarta no IFF
O evento faz parte da programação dos Minicursos para o Ensino de Física, referente ao ano letivo de 2023, planejados pela Coordenação de Ciências da Secretaria de Educação
Jornal Aurora - Redação
PMCG
Voltado para os professores de Ciências do município, os minicursos para o Ensino de Física: Uso de fotografia artesanal para o ensino de óptica e Rotação por estações no ensino de Magnetismo, serão realizados nessa quarta-feira (7), no Instituto Federal Fluminense (IFF). O evento faz parte da programação dos Minicursos para o Ensino de Física, referente ao ano letivo de 2023, planejados pela Coordenação de Ciências da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), em parceria com o IFF e a Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem). As inscrições ainda podem ser AQUI.
O minicurso vai ser ministrado pelas professoras doutoras Renata Caldas, Maria Priscila Castro e o mestrando Márcio Freitas. Já o minicurso para o Ensino de Física: Rotação por estações no ensino de Magnetismo vai ser desenvolvido pelo professor doutor Vantelfo Nunes e a mestranda Karen A.A. Batista. A coordenadora da Efem, Talita Ernesto, destaca a importância de os professores realizarem as capacitações com temas voltados para a física.
“A Física está em nossa vida, ligada diretamente ao nosso dia a dia, e ter condições apropriadas para aprender e ensinar sobre ela, não poderia ser diferente. Esta formação problematiza a física no cotidiano dos nossos alunos a partir de estratégias de ensino que vão ao encontro de uma aprendizagem mais envolvente e prática, oportunizando ao docente e ao estudante experimentar, compartilhar informações, a criar”, diz Talita.
Coordenadora Pedagógica de Ciências da Natureza, Carla Salles disse que a parceria com o IFF por meio do Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física vem proporcionar aos professores de Ciências um aperfeiçoamento para o ensino nesta área, pois a grande maioria possui formação em Biologia e carecem dos conteúdos referentes a física. “Como nossa área de conhecimento, Ciências da Natureza, envolve os três componentes: biologia, química e física, nós buscamos essa parceria na intenção de proporcionar ao professor de Ciências mais um momento de grande aprendizagem”, ressaltou.