O projeto Olhos da Serra realizou no último sábado (03/06), o 1º Encontro Japi Consciente. Com atrações culturais e feira sustentável, o evento organizado no Cream (Centro de Referência de Educação Ambiental), em Jundiaí, comemorou a Semana do Meio Ambiente com moradores, produtores locais e visitantes. A programação especial destacou ações para a conservação da Serra do Japi a partir de atitudes no dia a dia de quem vive no importante patrimônio natural.
O evento promovido pelo projeto Olhos da Serra envolveu o Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), em parceria com a Fundação Serra do Japi, e patrocínio de Coca-Cola Brasil e Coca-Cola FEMSA.
Uma das atrações do Japi Consciente, o espetáculo A Turma do Lamba contra os inimigos da natureza, reuniu no palco o peixe-menino Lamba e outros personagens que reforçaram a importância da preservação a natureza. A peça teatral lança mão justamente da educação ambiental, um dos eixos mais importantes do projeto Olhos da Serra, para conscientizar o público sobre a relevância do saneamento básico como forma de garantir água de qualidade às populações e preservar o meio ambiente. Todos os personagens da peça, o peixe-menino Lamba, Dora Reguladora, Sr. Mandilson, Lalá e Vovô Pescador foram criados pelo Consórcio PCJ.
Elsa Cristina Barbosa, moradora da Serra do Japi que trabalha em serviços gerais, participou do evento com toda a família. “Trouxe minha netinha e minha sobrinha comigo. O teatro ensinou as crianças a não jogar lixo no rio, a proteger os bichos, a cuidar do meio ambiente”, disse. “Moro no Japi desde que nasci e temos que mostrar para as crianças como preservar este lugar.”
Andréa Borges, gerente técnica do Consórcio PCJ, ressaltou a importância do Olhos da Serra como forma de sensibilizar a comunidade sobre questões ambientais. “Foi muito importante realizar um evento como o Japi Consciente na Semana do Meio Ambiente”, disse. “Muitas pessoas que participaram do evento vivem no Japi e não entendem a importância deste patrimônio e a relevância da interação entre floresta e água. A gente só preserva o que conhece e gosta. E o projeto pretende que a comunidade se sinta pertencente ao local e apoie o projeto em suas ações de preservação, de monitoramento da floresta. Esperamos ainda que as pessoas transmitam as informações que aprenderam de forma leve e divertida no evento para seus familiares e vizinhos”, completou.
Para Vânia Nunes, superintendente da Fundação Serra do Japi, o evento proporcionou aos moradores e visitantes a reflexão, a troca de conhecimentos e de experiências. “Foi uma oportunidade de reunir pessoas que têm interesse e o seu sustento na Serra, e para sensibilizar também os que olham de fora para este patrimônio”, destacou. “Pessoas mais conscientes e pequenas atitudes no dia a dia contribuem para a conservação deste território tão importante”, afirmou.
Em sua segunda fase, o projeto trouxe ainda uma exposição organizada pelos parceiros do Olhos da Serra e uma feira sustentável com alimentos orgânicos e artesanato produzidos por moradores da Serra do Japi.
Projeto Olhos da Serra
Conduzido pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), com patrocínio de Coca-Cola Brasil e Coca-Cola FEMSA Brasil, o Olhos da Serra tem o propósito de conservar os recursos hídricos na região. Como prioridade total no projeto, a preservação dos recursos naturais compreende, entre outras atividades, o combate a incêndios, com formação de brigadistas e aplicação de curso de capacitação profissional pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), a educação ambiental, o monitoramento de invasões humanas, a promoção de ações de reflorestamento e saneamento rural, com a implantação de uma propriedade modelo com tratamento de efluentes, gestão de resíduos e de água cinza. O Olhos da Serra também conta com a parceria das seguintes instituições: Prefeitura Municipal de Jundiaí (Diretorias de Meio Ambiente, de Agronegócios e de Parcerias Estratégicas, Guarda Municipal – Divisão Florestal e Defesa Civil); Fundação Serra do Japi; DAE Jundiaí; Fundação Florestal; Embrapa; Instituto Cerrados; Associação dos Amigos dos Bairros de Santa Clara, Vargem Grande, Caguassu e Paiol Velho (SAB Santa Clara); Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA); Conselho Gestor da Serra do Japi (CGSJ); Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun) e Aliados pela Água.
Consórcio PCJ
O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) é uma associação de usuários de água, de direito privado e sem fins lucrativos, integrada por 41 municípios e 23 grandes empresas da região Leste do Estado de São Paulo. A entidade possui independência técnica e financeira para a realização de atividades de recuperação e preservação dos mananciais das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, as Bacias PCJ (UGRHI 5). Nossa visão é a de contribuir para uma sociedade mais justa, economicamente viável e sustentável, que respeite a água em todos os seus usos e potenciais, em atenção às mudanças climáticas. Desta forma, temos como missão integrar todos os setores da sociedade em prol da gestão eficiente da água, do saneamento e do meio ambiente. A entidade é referência nacional e internacional na gestão de recursos hídricos, membro de importantes instituições ligadas à área, como o Conselho Mundial da Água, as Redes Internacional, Latina e Brasileira de Organismos de Bacias (RIOB, RELOB e REBOB), além de ser o único representante das Bacias PCJ no Conselho Nacional de Recursos Hídricos.
Coca-Cola Brasil
O Sistema Coca-Cola Brasil atua em cinco grupos de bebidas — colas, sabores, hidratação, nutrição e emergentes — com uma linha de mais de 200 produtos, entre sabores regulares e versões sem açúcar ou de baixa caloria. Composto por sete grupos de fabricantes franqueados, o Instituto Coca-Cola Brasil, mais Verde Campo e a parceria com Leão Alimentos e Bebidas, o Sistema emprega diretamente 56,6 mil funcionários. A empresa aposta em inovação para ampliar seu portfólio e atingir o objetivo de destinar corretamente o equivalente a 100% de suas embalagens até 2030. A Coca-Cola Brasil trabalha para oferecer cada vez mais opções com menos açúcar adicionado e no incentivo a iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua.
Coca-Cola FEMSA Brasil
A Coca-Cola FEMSA, S.A.B. de C.V. é a maior engarrafadora da franquia Coca-Cola do mundo por volume de vendas. A companhia produz e distribui bebidas das marcas registradas da The Coca-Cola Company, oferecendo um amplo portfólio de 131 marcas a mais de 266 milhões de consumidores todos os dias. Com mais de 80 mil colaboradores, a companhia comercializa e vende aproximadamente 3,5 mil milhões de caixas-unidade por meio de quase 2 milhões de pontos de venda por ano. Operando 49 unidades de manufatura e 260 centros de distribuição, a Coca-Cola FEMSA está comprometida a gerar valor econômico, social e ambiental para todos os seus grupos de interesse em toda a cadeia de valor. A companhia é membro do Índice de Sustentabilidade de Mercados Emergentes do Dow Jones, Índice de Sustentabilidade MILA Pacific Alliance do Dow Jones, FTSE4Good Emerging Index, e do índice S&P/BMV Total México ESG, entre outros. Suas operações abrangem territórios no México, Brasil, na Guatemala, Colômbia e Argentina, e, em nível nacional, na Costa Rica, Nicarágua, no Panamá, Uruguai e na Venezuela mediante um investimento na KOF Venezuela. Para mais informações visite www.coca-colafemsa.com