04/06/2023 às 12h27min - Atualizada em 04/06/2023 às 12h27min

Primeiros semáforos inteligentes já funcionam em Campos

A operação teve início no cruzamento da Avenida 28 de Março com a Avenida José Alves de Azevedo (Beira Valão). A previsão é que, até setembro, seja feita a renovação do parque semafórico em 58 cruzamentos

Jornal Aurora - Redação
PMCG
O prefeito Wladimir Garotinho acionou, por celular, nesta sexta-feira (02), o novo sistema de semáforos inteligentes, implantado inicialmente no cruzamento da Avenida 28 de Março com a Avenida José Alves de Azevedo (Beira Valão). O sistema conta com semáforos interligados controlando o tráfego de veículos automaticamente e em tempo real, a fim de evitar retenções e engarrafamentos. O prefeito estava acompanhado do presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Nelson Godá, e do gestor do Consórcio Trânsito Inteligente, Maurício Krauss, entre outros técnicos.

“A gente está fazendo um investimento robusto em tecnologia para o trânsito. Serão 58 cruzamentos da cidade, com mais de 100 novos semáforos, representando metade do nosso parque semafórico, que é bastante antigo. O novo parque é moderno, inteligente e se conecta automaticamente entre os próprios semáforos por meio de um sistema que faz a contagem do fluxo e adapta os sinais para evitar retenções de veículos. É um investimento da prefeitura na ordem de R$ 16 milhões para modernizar o sistema de controle do trânsito, com mais de cem semáforos inteligentes, todos conectados, com painel de controle e central de controle para dar melhores condições de mobilidade ao cidadão campista. Pelo cronograma do IMTT, a previsão é que, até setembro, seja feita toda a renovação do parque semafórico com os 58 cruzamentos com os semáforos inteligentes implantados”, contou o prefeito Wladimir Garotinho.

O prefeito também falou de um sistema que auxiliará na questão da segurança pública.

“É uma novidade, não prevista na licitação do parque semafórico, mas que veio como uma espécie de brinde. É o OCR, que faz a leitura e captura de placas de veículos. Isso pode auxiliar os órgãos da segurança pública, como a Polícia Militar, a Polícia Civil e outros, pois, havendo alguma intercorrência, podem solicitar ao IMTT informações, por exemplo, por onde passou o veículo que este envolvido em algum incidente”, contou Wladimir, se referindo a um sensor que permite monitorar e analisar imagens de câmeras de trânsito instantaneamente e verificar, em tempo real, ilegalidades diversas, tais como carros roubados, documentação irregular e placas clonadas.

MODERNIZAÇÃO – Wladimir também citou que, paralela à instalação dos novos semáforos inteligentes, é feita, na região do cruzamento, a sinalização horizontal, com demarcação de faixas de pedestres e de ciclovia, e ainda a implantação de placas de identificação das vias.

“Tem o nome da rua, o CEP, o bairro e números quadras daquela via. Não estamos inventando a roda e sim trazendo modernização com referência em outras cidades, como o Rio de Janeiro, para gerar mais comodidade aos nossos cidadãos e promover mais segurança no trânsito”, concluiu o prefeito.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp