02/06/2023 às 17h43min - Atualizada em 02/06/2023 às 17h43min

Obra do novo Pronto-Socorro do HFM começa neste mês de junho

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (02), pelo presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Arthur Borges, durante audiência da Saúde na Câmara de Vereadores

Jornal Aurora - Redação
PMCG
As obras de reforma e ampliação do Pronto-Socorro do Hospital Ferreira Machado (HFM) terão início neste mês. O anúncio foi feito pelo presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e superintendente do HFM, Arthur Borges, durante audiência pública para apresentação do Relatório Detalhado do 1º Quadrimestre de 2023, da Secretaria Municipal de Saúde, realizada nesta sexta-feira (02), na Câmara de Vereadores de Campos.

Segundo o médico, além de ganhar um novo Pronto-Socorro (o atual tem 31 anos de existência), a fachada da unidade será totalmente revitalizada. “Vamos fechar aqueles varandões, já que o HFM foi construído há 71 anos para atendimento exclusivo aos portadores de tuberculose. Com isso, conseguiremos criar 44 leitos”, explicou Arthur, ressaltando que todo o prédio será reformado, após a conclusão das obras do pronto-socorro.

Em relação aos atendimentos prestados pelas unidades de saúde que estão sob a gerência da FMS, nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril deste ano, Arthur disse que o saldo foi positivo. “Só no HFM foram realizados 25 mil atendimentos, enquanto na Clínica da Criança, em Guarus, 20 mil”, afirmou ele, acrescentando que a Clínica da Criança atendeu 3.200 crianças em janeiro e 6.600 em abril.

“Esse aumento na Clínica se deve aos casos de síndrome respiratória aguda em bebês e crianças que passaram a demandar uma grande procura pelo atendimento nas emergências dos hospitais da rede pública e privada”, disse o médico, lembrando que foi necessária a abertura de 18 novos leitos pediátricos no HFM para atender a essa demanda.

Já a Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Farol realizou 5 mil atendimentos nos primeiros quatro meses deste ano, comprovando, segundo Arthur, que a busca pela assistência na unidade não ocorre somente no período de verão. “Acredito que vamos chegar a 60 mil atendimentos até o final do ano”, disse ele, citando ainda o Novo Hemocentro Regional de Campos, cuja obra já está em andamento, e a construção de um novo prédio para abrigar a UPH de Ururaí, que será transformada em Clínica da Família, atendendo adultos e crianças.

“Já temos o terreno e o projeto está em fase de licitação”, afirmou. Outras UPHs, como a de Travessão e de Santo Eduardo, também serão transformadas em Clínica da Família. Arthur anunciou, ainda, a criação de um Centro Odontológico no espaço onde funcionou o Pronto Socorro Psiquiátrico da Saldanha Marinho. “Esse Centro, que ficará ao lado do Pequeno Jornaleiro, terá quatro dentistas, sendo dois plantonistas 24h”, finalizou.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp