02/06/2023 às 12h40min - Atualizada em 02/06/2023 às 12h40min

Receita Federal alerta para golpe com e-mail falso do governo sobre erro na declaração do imposto de renda

Criminosos fingem ser do governo, com e-mail que tem domínio "@gov.br", para pedir que vítimas cliquem em links para roubar informações.

Jornal Aurora - Redação
G1
A Receita Federal está alertando para um golpe que usa um e-mail falso, simulando ter domínio do governo "@gov.br", sobre um suposto erro na declaração.

"Comunicado importante! Identificamos divergências no seu IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física)", diz a mensagem do golpe, que foi compartilhado nas redes sociais.

O e-mail então direciona a pessoa a clicar em um link que faz o download do suposto relatório, para ver o que tem de errado na declaração.

No comunicado para alertar contra o golpe, a Receita Federal enfatizou que não envia e-mails ou mensagens de texto para pedir correções na declaração do imposto por meio de links.

Esse tipo de golpe virtual é chamado de "phishing", palavra que faz um trocadilho com a palavra "fishing" ("pesca", traduzida do inglês). O golpe consiste em jogar uma isca (um e-mail fraudulento) esperando que as vítimas "mordam" (cliquem no link).

Caso a pessoa clicar no link, ela pode ter diversas informações pessoais roubadas pelos criminosos.

Imposto de Renda 2023
O programa gerador do Imposto de Renda 2023 está disponível para download desde 9 de março.

Vale lembrar que a recomendação dos especialistas é que o contribuinte entregue a declaração dentro do prazo mesmo que ela esteja incompleta, e corrija depois para evitar a multa. Mas atenção: depois da data limite, não é possível trocar o modelo da declaração, de simples para completa ou vice-versa.

Quem deixa de fazer a declaração, ou entrega depois do prazo, fica sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% de todo o imposto devido.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp