01/06/2023 às 15h16min - Atualizada em 02/06/2023 às 00h04min

Junho Vermelho – Abrale e Abrasta incentivam a doação de sangue

Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado em 14 de junho

SALA DA NOTÍCIA 4Press
abrale.org.br
divulgação
Junho Vermelho – Abrale e Abrasta incentivam a doação de sangue

Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado em 14 de junho

Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e a Associação Brasileira de Talassemia (Abrasta) promovem anualmente iniciativas para estimular a doação de sangue durante o Junho Vermelho, mês em que se celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue (14/06).

Este ano, a campanha traz como tema “Doe sangue e salve vidas. Um dia você também pode precisar. Sua atitude reflete em todos”, justamente para mostrar que qualquer pessoa pode precisar receber uma transfusão, por diferentes motivos.

A reposição frequente dos estoques dos hemocentros é necessária para tratar anemias crônicas, câncer e outras doenças graves, e também nos procedimentos de urgência, no atendimento de acidentes, e em complicações da dengue e febre amarela, por exemplo.

“A doação de sangue é um ato de solidariedade. A vida de milhões de pacientes em todo Brasil depende desse procedimento seguro e indolor, principalmente neste período do ano, quando há tendência de baixa de estoque nos hemocentros”, ressalta a médica sanitarista e CEO da Abrale, Catherine Moura.

Para a doação, é necessário ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. A pessoa também precisa pesar mais de 50kg e levar um documento de identidade original, com foto recente. Para menores de 18 anos, é necessário o consentimento dos responsáveis. O modelo estará disponível no hemocentro.

Quem teve covid pode doar sangue depois de 30 dias da cura. Já indivíduos que tiveram hepatite depois dos 11 anos, ou aquelas pessoas que têm alguma doença transmitida pelo sangue, como hepatites B e C, HIV, doença de Chagas, doenças causadas pelos vírus HTLV 1 e 2, quem tem malária ou utiliza drogas ilícitas estão impedidas de doar

O presidente da Abrasta, Eduardo Fróes, reforça a segurança do procedimento e lembra que qualquer pessoa pode precisar de uma transfusão em algum momento da vida.

“Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o Brasil está abaixo do número de doadores ideal para um sistema de doação saudável. Precisamos mudar este cenário”, destaca.

As informações completas da ação, e sobre a doação de sangue, podem ser vistas em https://abrasta.org.br/junhovermelho/






 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp