31/05/2023 às 11h45min - Atualizada em 31/05/2023 às 11h45min
Disque Direitos Humanos de Campos recebe 270 denúncias em seu primeiro ano de atuação
O canal da Prefeitura, disponibilizado através da Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos, atendeu, em sua maioria, denúncias de violências racistas contra as religiosidades de matrizes africanas
Jornal Aurora - Redação
PMCG
Em um ano em pleno funcionamento, o Disque Direitos Humanos de Campos atendeu 271 denúncias violação de direitos humanos, que foram feitas por pessoas que foram vítimas de racismo, violência doméstica, além de violências em relação ao gênero, orientação sexual e religião.
Neste primeiro ano, de acordo com os dados, a maioria dos casos denunciados é de violência racista contra as religiosidades de matrizes africanas, com 35,4% dos casos; 29,9% dos atendimentos são em relação à LGBTfobia; 27,7% das denúncias são por racismo; 4,8% por violência doméstica; 2,2% por violência política.
O canal de telefonia da Prefeitura foi criado e é gerido pela Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos (SIRDH), ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social. O Disque Direitos Humanos funciona como parte de uma série de políticas públicas no combate às violações dos direitos, principalmente das minorias e populações em situação de vulnerabilidades. O serviço ainda conta com uma equipe técnica especializada, formada por advogado, assistente social, psicólogo e atendentes, dentre outros profissionais capacitados para o atendimento de indivíduos e grupos historicamente colocados à margem da sociedade e com direitos violados.
De acordo com o subsecretário de Igualdade Racial e Direitos Humanos, Gilberto Totinho, as políticas públicas voltadas para essas comunidades vinham sofrendo um desmonte na cidade, mas a proposta surgiu como inovadora e se estabeleceu com eficácia.
“É um passo muito grande e importante para município ter esse canal, tendo em vista que essas comunidades sofrem ataques. O prefeito Wladimir, no início de sua gestão, pediu para que a gente criasse um canal para receber as demandas dos grupos vulnerabilizados socialmente. Hoje, o município ter um canal direto para receber as denúncias e oferecer ajuda com orientação, é muito importante”, disse.
O canal de telefonia é (22) 98175-0700 e funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Além das ligações, as denúncias também podem ser feitas através de WhatsApp no mesmo número. O atendimento também é realizado pelo e-mail
[email protected].