Médicos da rede municipal de saúde de Campos entraram em greve nesta quarta-feira (07). Os profissionais se reuniram em frente ao Hospital Ferreira Machado (HFM), nesta manhã em um ato público, com cartazes e faixas reivindicando melhorias para a categoria.
Segundo o Sindicato dos Médicos de Campos (Simec), as consultas ambulatoriais agendadas estão suspensas e apenas casos de emergência serão atendidos nas unidades do município.
Entre as reivindicações dos profissionais, estão: o adiamento do pagamento de gratificação especial para os médicos, a falta de medicametos, equipamentos e estrutura nas unidades para a realização do trabalho no dia-a-dia.
Por meio de nota a Prefeitura informou:
Através de recursos próprios e emendas parlamentares, a Prefeitura de Campos vêm reequipando diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidade Pré- Hospitalares (UPH) e os dois hospitais (Ferreira Machado e Geral de Guarus), além de repassar cerca de R$ 8 milhões por mês aos hospitais contratualizados. Quanto ao ponto dos plantonistas, a Prefeitura estabeleceu uma nova regra que consta na Portaria 23 publicada nas edições do Diário Oficial dos dias 2 e 7 de agosto de 2019.
A administração municipal não mede esforços para regularizar o quanto antes o pagamento das gratificações. Com relação às consultas marcadas para este período serão remarcadas posteriormente.