29/05/2023 às 10h28min - Atualizada em 29/05/2023 às 10h28min
Adolescentes têm até junho para tomar vacina meningocócica ACWY
Após o fim da data determinada pelo Ministério da Saúde, a vacina voltará a ser disponibilizada apenas para aqueles que têm entre 11 e 12 anos
Jornal Aurora - Redação
PMCG
Termina em 30 de junho, o prazo para que meninos e meninas não vacinados com idade entre 11 e 14 anos possam receber a vacina meningocócica ACWY (conjugada). A ampliação temporária da idade para a imunização desse público alvo foi anunciada pelo Ministério da Saúde, mediante nota técnica, emitida em setembro de 2022.
O assessor técnico de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Leonardo Cordeiro, lembra que, após o fim da data determinada pelo Governo Federal, a vacina voltará a ser disponibilizada apenas para os adolescentes com idade entre 11 e 12 anos. A decisão do Ministério da Saúde de ampliar temporariamente o público para a imunização se deu em função dos adolescentes serem os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença no país.
A vacina meningocócica ACWY foi implantada na rotina de vacinação dos adolescentes em 2020. A vacina encontra-se disponibilizada no Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, tendo como indicação administrar uma dose ou um reforço, conforme situação vacinal, para adolescentes de 11 e 12 anos de idade. Assim, até junho, ela estará disponível para aqueles que têm 13 ou 14 anos e também para atualização do esquema vacinal dos adolescentes com 11 ou 12 anos.
Outra vacina para meninos e meninas, que foi incorporada ao SUS em 2014, é a que protege contra o Papilomavírus Humano (HPV). Atualmente, a vacina é indicada para aqueles que têm entre 9 e 14 anos de idade e para grupos com condições clínicas especiais até os 45 anos (vivendo com HIV/AIDS, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos). Para esse grupo, o imunizante é disponibilizado no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), que funciona na secretaria de Saúde, das 8h às 17h.
Campos foi o primeiro município de porte médio brasileiro a disponibilizar, gratuitamente, a partir de outubro de 2010, no governo da ex-prefeita Rosinha Garotinho, a vacina contra o HPV para meninas e meninos com esquema de duas doses, num intervalo de seis meses.
Entre os meses de janeiro e maio deste ano, o município aplicou 3.189 doses contra o HPV e 1.599 da meningocócica ACWY. As duas vacinas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.