26/05/2023 às 17h24min - Atualizada em 26/05/2023 às 17h24min
UBSF Eldorado e Departamento de Odontologia levam projeto de saúde bucal para as escolas do bairro de Guarus
Jornal Aurora - Redação
Uma parceria da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Parque Eldorado com o Departamento de Odontologia da Secretaria de Saúde está levando orientação e cuidados sobre saúde bucal para a prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida de alunos de creches e escolas do bairro de Guarus. Idealizado pela coordenadora da UBSF, Marcela Jubiraca, o projeto UBSF Eldorado levando Saúde para a Escola foi lançado na última semana, na Creche Escola João Goulart, e contou com a participação do diretor do Departamento de Odontologia, José Luiz Oliveira.
A coordenadora da unidade de saúde diz que a ação é realizada por um dentista especializado em saúde bucal infantil e acompanhada por um agente de saúde. Marcela explica que o objetivo do projeto é conscientizar educadores e estudantes sobre a importância da saúde bucal para a saúde geral e transformá-los em multiplicadores, junto a seus familiares, das informações e cuidados aprendidos.
“O projeto tem algumas etapas. Primeiro, é ministrada uma palestra ou um bate-papo com professores e alunos, exibido um filme ou desenho educacional, sobre a importância da escovação dos dentes, do uso do fio dental, da higiene bucal. Depois, os alunos aprendem a escovar corretamente os dentes e usar o fio dental, por meio de uma escovação orientada e, em seguida, é feita a avaliação das condições dos dentes dos alunos, verificação de cáries e outros problemas, e tem anda a aplicação de flúor. Se o aluno estiver com cárie ou outro problema, ele é encaminhado para tratamento odontológico na UBSF Eldorado”, detalhou Marcela.
Alunos também ganham kit de saúde bucal, com escola, creme e fio dental. A Creche Escola João Goulart tem 160 alunos. A previsão é que a segunda edição do projeto UBSF Eldorado levando Saúde para a Escola aconteça na próxima quarta-feira (31), na Escola Municipal Branca Peçanha Ferreira, que tem cerca de mil alunos.