25/05/2023 às 14h53min - Atualizada em 26/05/2023 às 00h02min

Desvendando a Tax Determination e seu impacto no Brasil

Apesar de circunstâncias que marcam o sistema tributário no país, o conceito de Tax Determination tem ganhado espaço no meio empresarial, e sua importância não deve ficar em segundo plano

SALA DA NOTÍCIA Marcelo Simões
Gradativamente, o conceito de Tax Determination tem pavimentado um terreno promissor no Brasil, considerando a demanda por mais conformidade e uma relação de segurança com órgãos fiscalizatórios. Mas não há como negar, em contrapartida, que o tema ainda é desconhecido para uma grande parcela das empresas nacionais, especialmente se utilizarmos como base um contexto de excesso de informações e trâmites burocráticos que perduram em nosso ambiente tributário. É natural, sem dúvidas, que questionamentos acerca do assunto pairem entre gestores.  

O primeiro passo para compreender a importância de se contar com ferramentas de Tax Determination é ir a fundo no termo, explorando suas propostas e o que muda, de fato, para a rotina de departamentos tributários. Se olhando lá na frente, estruturar uma boa gestão tributária é um objetivo a ser perseguido, um meio para atingir esse fim passa pela determinação correta e efetiva de todos os impostos devidos por uma organização.

Claro, seria impossível conduzir essa análise sem colocar em pauta a influência de fatores exclusivos à legislação brasileira. Para se ter uma dimensão, a alta carga tributária continua liderando o ranking de problemas elencados por empresários do ramo industrial no país. Com uma variedade extensiva de impostos, taxas e contribuições, cada qual com suas regras e alíquotas específicas, as dificuldades para que as empresas se mantenham atualizadas são significativas, o que apenas atribui ainda mais relevância à Tax Determination e sua aplicabilidade.  


É preciso difundir (e perpetuar) a Tax Determination  

Expandir a metodologia de Tax Determination é fomentar um espaço de especialização no setor fiscal, afetando, de forma incisiva, a realidade de profissionais que buscam a excelência como uma finalidade irredutível. As necessidades existem e há um mercado que anseia por alternativa efetivas, com plataformas capazes de aprimorar o dia a dia tributário.  

Em resumo, o conceito de Tax Determination diz respeito à identificação e o cálculo de impostos, através da análise de atividades que giram entorno a obrigações fiscais, determinando a base de tributação mais indicada, para que então, as alíquotas adequadas sejam aplicadas. Respeitando prazos e acompanhando qualquer tipo de alterações legais, o método assegura o cumprimento de estimativas tributárias ligadas à empresa, oferecendo uma série de benefícios, como é o caso da redução da carga tributária. Além, vale mencionar, de vantagens indiretas, a exemplo da melhoria na eficiência operacional e a redução de gastos desnecessários.  

Trata-se de um sistema que visa simplificar a gerência da companhia sobre suas informações fiscais, estabelecendo um motor de cálculo respaldado digitalmente – e trazendo ganhos de flexibilidade e segurança. É fundamental, sob a perspectiva de gestores interessados no tópico, levantar diferenciais que credenciem a melhor ferramenta para converter teoria em mudanças reais, e isso passa, definitivamente, pelo uso de uma tecnologia de ponta.  

Para concluir, é um ponto de unanimidade que o Brasil precisa acelerar seus passos por uma maior conscientização quanto à rotina tributária de milhares de contribuintes. O aprendizado é parte crítica dessa equação, e o conceito de Tax Determination traduz, com fidelidade, o potencial de se unir inovação e conhecimento técnico, em prol de soluções que agreguem valor ao controle fiscal de cada vez mais empresas, ininterrupta e constantemente.  


*Marcelo Simões é Diretor de Operações e Cofundador da Comtax, empresa especializada na área fiscal. Graduado em Economia pela Universidade Estadual de Londrina, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV.


Sobre a Comtax

A Comtax foi fundada em 2018 e possui uma expertise 100% tributária, atuando no modelo de boutique que realiza uma consultoria personalizada. Atendendo os maiores contribuintes nacionais, hoje, possui 50 clientes em seu portfólio, sobretudo na área de varejo e indústria. É especializada em Digital Tax e atua diretamente com Tax Determination, relacionado ao tratamento de impostos sobre as vendas nas empresas, ofertando soluções como Antivírus Fiscal, Simulador Tributário e Vacina Fiscal. Acesse o site e veja mais.


Assessoria de imprensa da Comtax:
IDEIACOMM

(11) 5111-8841


Juliana Garcia (MTB 63.694)
11 95070-8903
juliana@ideiacomm.com.br


Keth Oliveira
11 98318-1577
keth@ideiacomm.com.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp