24/05/2023 às 11h24min - Atualizada em 24/05/2023 às 11h24min

Avenida XV de Novembro com meia pista liberada, GCM e IMTT orientam trânsito

Desde as primeiras horas desta terça-feira, a Guarda Municipal e o IMTT orientam os motoristas. A abertura vai minimizar os impactos do trânsito nas vias alternativas em direção ao Centro

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Com meia pista da Avenida XV de Novembro liberada sentido Pecuária x Centro desde o início da manhã desta terça-feira (23), o trânsito passou a ter maior fluidez evitando congestionamentos nas vias laterais de acesso à área central da cidade.

A Guarda Civil Municipal e a equipe do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) estão orientando os motoristas. Técnicos da Secretaria de Estado de Cidades, responsáveis pela obra, estiveram no local para averiguar a liberação. A previsão é que a obra de contenção do dique esteja concluída até setembro.

Para melhor organização, o trecho da Avenida XV de Novembro, sentido Centro x Pecuária, entre a rua Hélio Póvoa e Barão de Miracema, foi interditado com balizamento de concreto. O subsecretário de Mobilidade, Sérgio Mansur, explica que, a partir de agora, os motoristas que seguiam para a Pecuária e que antes acessavam a Barão de Miracema para seguir para a Avenida Alberto Torres, vão passar a acessar pela Hélio Póvoa.

“Com a pista liberada sentido Centro, estamos fazendo ajustes no trânsito com apoio do IMTT e da Guarda Municipal a fim de evitar acidentes. Vindo do Centro em direção à Pecuária, o motorista vai entrar na Hélio Póvoa e acessar a Alberto Torres e depois a Voluntários da Pátria para entrar na XV de Novembro. A abertura da meia pista vai dar uma certa normalização, nos locais que estavam tendo congestionamento, como na Conselheiro José Fernandes e Gil de Góis”, explica Mansur.

O presidente do IMTT, Nelson Godá, também esteve no local para verificar as primeiras horas da liberação.

“A condução e cronograma da obra é do Estado, nós da Prefeitura, devido ao grande fluxo que se distribuiu pelas ruas ao redor, causando grandes congestionamentos, víamos pleiteando essa abertura, mesmo que parcial para ajudar na fluidez e por conta do comércio, que teve queda de movimento durante a interdição total da pista. Com a liberação, estamos fazendo as intervenções, já religamos os semáforos e a Guarda está fazendo o trabalho de orientação. A liberação vai dar maior fluidez, distribuindo a circulação dos veículos em outras áreas que estavam sendo sobrecarregadas”.

A Avenida ficou cinco meses totalmente interditada, desde que o dique rompeu, em dezembro de 2022. Desde então, a Prefeitura traçou medidas para minimizar os transtornos aos comerciantes do local, a exemplo do estacionamento nas proximidades do trecho interditado.

Com a liberação, Marcelo Oliveira, proprietário do Palace Hotel, vê um avanço.

“Esta abertura é muito significativa, não só para os comerciantes deste trecho, mas para os comerciantes do Centro em geral, pois teremos maior fluidez com esta passagem. A abertura da meia pista hoje, é o que é possível, não adianta eu querer buscar o ideal, se o mesmo ainda não pode ser feito, temos que usar o que está ao nosso alcance. Acredito que nenhum comerciante deste trecho da XV de Novembro, tenha a reclamar da Prefeitura. Não podemos falar nada negativo em relação a Guarda Municipal, que foi solícita e nos atendeu em tudo que foi possível, não temos o que reclamar da assistência da Prefeitura com a gente. Com essa abertura, já podemos montar uma estratégia para retomar o nosso negócio, tanto eu como os demais comerciantes daqui”, revela.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp