Considerado como um dos maiores mercados do mundo, o segmento de beleza ocupa o 2º lugar no Brasil entre os países que mais lançam produtos na área, e está na 4ª posição entre os países que mais consomem produtos de beleza, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).
Fragrâncias, produtos masculinos, desodorantes, cuidados com o cabelo, produtos infantis, proteção solar, maquiagem, produtos para o banho, depilatório e para a pele se destacam entre os produtos de higiene pessoal e cosméticos mais consumidos no Brasil, de acordo com dados da plataforma Statista, que alcançou ainda R$ 124,5 bilhões em 2021 e deve ultrapassar a casa dos R$ 130 bilhões em 2026.
Quem comemora esse cenário é a franquia Touti – especializada na comercialização de perfumes, linha capilar e corporal com alto desempenho e ótima relação custo-benefício. Somente de 2021 para 2022 a marca cresceu 82%, saindo de cinco unidades próprias para 45 operações ativas. Além do crescimento exponencial no número de unidades franqueadas presentes hoje em todos os estados brasileiros.
Marca pernambucana
A Touti nasceu em 2014, pelas mãos do empresário Diogo Costa, 40 anos, na cidade de Recife (PE). Pouco tempo depois se mudou para a cidade ao lado, Jaboatão dos Guararapes, onde hoje está localizada a matriz, fábrica e o seu primeiro centro de distribuição.
O empresário decidiu formatar um negócio com produtos desenvolvidos para o mercado brasileiro, com alta qualidade e excelente custo-benefício na área da beleza. “Assumir riscos, liderar e ter foco em resultados sempre foram premissas importantes na companhia. Habilidades que tento repassar diante da experiência adquirida no empreendedorismo”, diz o CEO e fundador da Touti, Diogo Costa.
O nome Touti foi inspirado em Dame Touti, uma egípcia que, há três mil anos, é registrada como a primeira diva, que produziu seus próprios cosméticos e inspirou pessoas ao redor do mundo. O perfume também esteve no centro da estética e da terapia no Egito antigo. Inspirada na beleza de Paris, a Touti foi criada para dar mais confiança a homens e mulheres.
“A empresa nasceu e se desenvolveu em um momento desafiador para a economia brasileira, onde muitas empresas sólidas reduziram seu tamanho ou simplesmente deixaram de existir. Diante do know-how da Touti com as unidades próprias, com o modelo testado e validado para públicos e regiões diferentes e o elevado nível de aceitação dos consumidores, decidimos acelerar ainda mais a expansão da marca e, para isso, optamos pelo modelo de franquia. Em 2019 resolvemos focar nesse desenvolvimento tanto de produtos e na formação de parceiros comerciais como franqueados”, acrescenta o CEO.
Atualmente, a rede conta com quatro linhas com mais de 70 tipos de perfumes: Vip (perfumes que expressam glamour e exclusividade); Lux (perfumaria de nicho com ingredientes raros e refinados); Fit (indicada para o público que busca fragrâncias refrescantes); e Spa (combinação de óleos essenciais que proporcionam a sensação de bem-estar caracterizado pela aromaterapia). Os perfumes são de fabricação própria com tecnologia importada, desenvolvida para o clima brasileiro e com o poder da alta fixação.
Modelo de franquia
Em 2019 a Touti entrou para o mercado de franchising com três formatos de negócios:
Diogo reforça que o diferencial da Touti é o baixo custo de investimento inicial para adesão à franquia, além de ser uma marca que não vende o quiosque, nem o mobiliário para as lojas, o que possibilita diminuir o custo de investimento do interessado, cobrando apenas um aluguel fixo mensal. Além de ser uma marca vegana e cruelty free, sem testes em animais.
Perfil do franqueado
Para empreender nesse negócio, Diogo conta que é necessário ter perfil comunicativo e facilidade de expressão; ser organizado e acreditar na missão e valores da Touti. Também é importante saber enxergar e aproveitar as oportunidades; disponibilidade para trabalhar em horários alternativos e feriados; habilidades para lidar com conflitos. Não é necessário experiência anterior com o franchising, porém, experiência com vendas de produtos em qualquer segmento é essencial para conduzir a operação.
Já o papel do franqueado dentro do negócio é participar pessoalmente dos treinamentos, capacitações, reciclagens e eventos promovidos pela franqueadora; escolha dos funcionários para auxiliar no desenvolvimento das atividades, e garantir a satisfação do cliente, prezando pela excelência no atendimento.
Suporte aos franqueados
O suporte aos franqueados ocorre 100% online, o que facilita e agiliza a comunicação com o investidor. Para isso, a Touti conta com um sistema de gestão operacional próprio, sem custo ao franqueado, onde o mesmo poderá controlar as vendas, estoque e desempenho da unidade de qualquer lugar.
Para apresentação das fragrâncias, a franquia adota um marketing de persuasão para captar os clientes.
A franqueadora também é responsável pelo suporte de pré e pós inauguração como planejamento de compras e pedidos das mercadorias; supervisão periódica remota ou presencial; capacitação e reciclagem do franqueado e equipe; suporte mercadológico e administrativo, entre outros.
Expansão
A Touti tem como público-alvo as classes B, C e D, devido o preço acessível dos produtos, a partir de R$ 49,90. Atualmente soma mais de 550 unidades franqueadas espalhadas por todos os estados brasileiros, além de possuir dois centros de distribuição localizados nas cidades de São Paulo e Recife, com mais de 300 colaboradores, entre unidades próprias, fábrica, logística e administrativo, e mais de 1.500 empregos indiretos.
Para 2023 a marca projeta alcançar 700 unidades ativas, sendo que somente neste primeiro semestre está previsto a inauguração de 56 unidades já comercializadas, além de alcançar faturamento estimado em R$ 176,4 milhões no final deste ano. Cidades com comércio popular ativo, bem como cidades âncoras que servem como base para cidades menores vizinhas estão no radar da Touti para expansão dos negócios a nível Brasil.
“Na pandemia, os brasileiros começaram a olhar mais para si e o autocuidado ganhou espaço no dia a dia das pessoas. Diante disso, aperfeiçoamos o setor de qualidade da Touti, garantindo melhores resultados na ponta, bem como adquirimos tecnologias para fábrica e aumento dos itens do portfólio”, finaliza o fundador e CEO da Touti, Diogo Costa.
Sobre a Touti
A Touti nasceu em 2014 em Pernambuco, e se inspira na beleza de Paris para criar sua linha de perfumes, capilar e corporal com alto poder de fixação e ótima relação custo-benefício. A marca é cruelty free e está em franca expansão com mais de 550 unidades no Brasil, tendo seu número dobrado mesmo durante a pandemia, figurando entre as microfranquias que mais cresceram. Há três modelos de negócio: quiosque smart, quiosque full e loja com investimento inicial a partir de R$ 12 mil e prazo de retorno estimado entre 5 a 24 meses. https://touticosmetics.com.br/
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