12/05/2023 às 16h35min - Atualizada em 15/05/2023 às 00h04min

Roubo de celulares cresce no Brasil, aponta pesquisa

Pesquisa revela aumento preocupante no roubo de celulares no Brasil

SALA DA NOTÍCIA Jorsiley Porfirio

De acordo com dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), houve um aumento no número de roubos de celulares no Brasil em 2022. O crescimento foi de 7% em comparação ao ano anterior, o que representou aproximadamente 1 milhão de pedidos de bloqueios para as operadoras. 

Assim que o aparelho é roubado ou furtado, algumas pessoas optam por rastrear celular pelo número para tentar recuperá-lo. No entanto, primeiro é recomendado fazer um boletim de ocorrência e, logo em seguida, pedir o bloqueio junto à operadora de telefonia móvel.

Estados com mais celulares bloqueados

São Paulo lidera o ranking com mais de 450 mil pedidos de bloqueios registrados em 2022. Em segundo lugar aparece o Rio de Janeiro, com aproximadamente 110 mil. Já a terceira posição é ocupada por Minas Gerais, com em média 52 mil solicitações. 

Ao todo, a Anatel registrou em 2022, um total de 930.765 solicitações de bloqueio. Desses pedidos, 768 mil foram bloqueados diretamente pelas operadoras responsáveis e 164 mil por intermédio de órgãos de segurança pública.  

Na contramão estão os estados com os menores índices de roubo de celular em 2022. São eles: Tocantins (772), Roraima (1.139), Amapá (1.417), Acre (2.038) e Rondônia (3.588).

Como solicitar o bloqueio de celular?

Para evitar dor de cabeça,é necessário solicitar a interdição do IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) o quanto antes. Este código é uma espécie de CPF do aparelho, por isso todo usuário precisa conhecer o seu. 

Para encontrar o IMEI, é necessário verificar a nota fiscal do celular ou a embalagem do produto. Além disso, também tem como seguir um passo a passo bem simples:

  1. Abra o teclado numérico do seu celular;
  2. Digite *#06#, como se estivesse ligando para alguém;
  3. Na sequência, o número do IMEI aparecerá na tela do aparelho.

O bloqueio do IMEI deve ocorrer o quanto antes, de preferência 24 horas após o roubo. Isso é importante para que outras pessoas não consigam se conectar na rede da operadora.

Desse modo, o criminoso não tem como usar a internet móvel, fazer ligações ou enviar mensagens de texto. 

Bloquear o IMEI também é uma estratégia fundamental para evitar a venda do smartphone roubado. No centro da cidade de São Paulo, por exemplo, há muitos receptores deste tipo de mercadoria, porém, uma linha bloqueada dificulta o comércio e a aplicação de golpes. 

Quem tem o celular roubado também deve tomar outro cuidado fundamental: bloquear o cartão SIM. Desse modo, o criminoso não terá qualquer chance de usar o chip em outro celular para aplicar golpes. 

Além disso, também é fundamental trocar imediatamente todas as senhas - redes sociais, bancos e outros serviços importantes. Assim, tem como se proteger de movimentações financeiras indevidas. 

O bloqueio é um procedimento irreversível. Desse modo, mesmo se encontrar o aparelho roubado, não terá como reativá-lo. Algumas operadoras até aceitam reverter, desde que o dono da linha compareça a uma loja pessoalmente e apresente um documento oficial com foto. 

Por fim, pessoas que pretendem comprar celular usado precisam verificar a procedência do aparelho antes de fechar negócio para não colaborar com esse mercado irregular. Para isso, basta fazer uma consulta no site oficial da Anatel: https://www.consultaaparelhoimpedido.com.br


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp