Nos últimos anos, muitos profissionais trocaram os trabalhos “formais” e passaram a atuar como freelancers, seja por desejo ou por necessidade. A modalidade está aquecida; somente em 2022, os setores que mais disponibilizaram vagas de emprego autônomas foram comércio, logística, saúde, consultoria e informática, de acordo com Banco Nacional de Empregos (BNE).
“Este é um cenário que teve forte impacto durante a pandemia e continuou ganhando força no Brasil e no mundo. A tendência é que o número de grandes companhias contratando freelancers aumente ainda mais nos próximos anos”, explica Juan Zaragoza, cofundador e CCO da Crowd, plataforma que conecta empresas a uma rede com mais de 25 mil profissionais.
Pensando em ajudar os trabalhadores autônomos, Juan elencou 4 dicas para se destacar no mercado competitivo e ter mais chances de fechar contratos o ano inteiro. Confira:
Mantenha currículo e portfólio atualizados
Esse é um dos primeiros passos para quem deseja se destacar no mercado. Ter o currículo e o portfólio atualizados e disponíveis para consulta pode fazer os índices de sucesso nas contratações aumentarem significativamente. Dessa forma, as empresas podem ficar de olho no seu banco de dados e talentos, e acompanhar sua evolução na área escolhida.
Utilize plataformas online
O cadastro de currículos e portfólios em plataformas online são bons canais para os profissionais que desejam aumentar a sua visibilidade no mercado. Nestes bancos de talentos remotos, milhares de empresas podem fazer a busca, avaliação dos possíveis candidatos e os contatos iniciais para o processo de seleção.
”São verdadeiros aliados e a Crowd é um exemplo prático disso. Nossa plataforma já facilitou a geração de mais de 5 mil contratos de trabalho para usuários cadastrados, que incluem especialistas em desenvolvimento, design UX/UI, gestão de tráfego, redação e outras áreas de marketing e tecnologia”, detalha Juan.
Avalie os requisitos exigidos
As empresas costumam fazer algumas exigências durante a seleção, tornando o processo de contratação mais rápido e preciso. É muito importante que os profissionais saibam fazer essa avaliação inicial antes de se candidatar a qualquer posição. Assim, as expectativas ficam alinhadas com o objetivo e o concorrente não precisa se frustrar por não ser selecionado em vagas para as quais não está devidamente qualificado.
“Todas as empresas buscam características técnicas específicas em seus candidatos antes de anunciar uma vaga de trabalho. Esse é um processo que visa aumentar o sucesso na contratação e fazer com que todas as demandas sejam realizadas e concluídas pelos contratados”, ressalta o CCO.
Invista em cursos de capacitação
O mercado sempre está procurando profissionais atualizados com as demandas contemporâneas. Por este motivo, os freelancers devem investir em cursos de capacitação, qualificação e reciclagem, aumentando as chances de conquistar novos projetos e vagas.
“Estudar é fundamental para qualquer profissional. Estamos falando de setores que vivem se atualizando e o mesmo deve acontecer com todos os que compõem este mercado. A Crowd disponibiliza o Crowd Academy, programa de capacitação com diversos cursos nas áreas de marketing e tecnologia, que visam auxiliar na especialização de profissionais e equipes remotas qualificadas. O programa está disponível de forma gratuita para os cadastrados no site da Crowd”, declara Zaragoza.