12/05/2023 às 13h33min - Atualizada em 12/05/2023 às 13h33min

VIII Conferência Municipal de Cultura é realizada nesta sexta e sábado no Museu Histórico de Campos

Evento marca a eleição de representantes da sociedade civil para o Conselho Municipal de Cultura e a alternância da presidência para o poder público.

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Nesta sexta-feira (12) e sábado (13), o Museu Histórico de Campos dos Goytacazes será palco da VIII Conferência Municipal de Cultura da cidade. O evento, que tem como objetivo promover o debate entre poder público e sociedade civil sobre ações culturais, também marcará a eleição de 12 representantes da sociedade civil para o Conselho Municipal de Cultura (Comcultura), que terão mandato de 2023 a 2025.

A presidência do Comcultura, como previsto no regimento, será assumida pela presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Auxiliadora Freitas. A conferência também contará com a presença de observadores/ouvintes, abrindo espaço para que a comunidade participe do evento.

O Conselho Municipal de Cultura é um órgão paritário formado por 24 conselheiros, dos quais 12 representantes da sociedade civil são eleitos para as cadeiras de Artes Urbanas, Artes Visuais, Audiovisual, Cultura Popular, Coletivos Culturais, Dança, Gestão Cultural, Instituições de Ensino Superior, Literatura, Música, Patrimônio Histórico e Teatro. Já os outros 12 representantes do poder público e seus suplentes são indicados pelo poder público.

O presidente atual do Comcultura, o professor e pesquisador de cultura popular Marcelo Sampaio, espera que a Conferência proporcione debates profundos e construtivos sobre a cultura local. Segundo ele, o Plano Municipal de Cultura já publicado e em execução e as conquistas da sociedade civil que preside o Comcultura devem garantir que os temas em pauta sejam discutidos com maior profundidade.

Já a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas, acredita que a Conferência será uma oportunidade para canalizar as demandas da sociedade e promover o diálogo entre o poder público e a sociedade. Para ela, os dois dias de evento serão importantes para potencializar a cultura da cidade de Campos dos Goytacazes.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp