12/05/2023 às 11h47min - Atualizada em 12/05/2023 às 11h47min

Abertos novos leitos de UTI Pediátrica no Hospital Ferreira Machado

A medida foi necessária devido ao aumento de casos de pneumonia e bronquiolite em crianças do município e a superlotação dos leitos de UTI-Pediátrica nas redes pública e privada

Jornal Aurora - Redação
PMCG
O Prefeito Wladimir Garotinho inaugurou nesta quinta-feira (11), oito novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) do Hospital Ferreira Machado (HFM). A medida foi necessária devido ao aumento de casos de pneumonia e bronquiolite em crianças do município e a superlotação dos leitos de UTI-Pediátrica nas redes pública e privada. 

A ampliação foi anunciada pelo Prefeito Wladimir Garotinho na última segunda-feira (8). Com a expansão, a UTI Pediátrica contará com o total de 19 leitos.

A nova ala pediátrica, localizada no 3º andar do HFM, foi equipada com monitores, berços-maca, poltronas de acompanhante, respiradores, carrinho de parada, curativos, insumos, desfibrilador e novos computadores que foram adquiridos devido a revisão e renovação do parque tecnológico realizado pelo governo Wladimir ao longo do ano de 2022. Os oito novos leitos foram higienizados, testados e monitorados.

De acordo com o Prefeito, os oito novos leitos são completos para salvar vidas e hoje vão atender a pediatria do hospital, mas que, futuramente, também serão integrados aos leitos de atendimento geral do hospital.

“Os casos de bronquiolite e pneumonia têm aumentado muito. O surto é em todo o Estado e para que nenhuma criança de Campos fique sem atendimento, abrimos mais oito leitos, montados em apenas três dias. Aproveito para fazer um apelo aos pais, porque a nossa taxa de vacinação está em 50%, quando a meta é 95%. Isso não está desassociado ao momento que estamos vivendo. É até o quinto ano de vida que tem mais incidência de crianças que morrem por problemas respiratórios. Então, vacine o seu filho para que ele possa ter uma imunidade melhor, para que não precise vir para a UTI e possa repousar em casa com tranquilidade”, informou.

O secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, acompanhou a inauguração e destacou a importância de manter o calendário de vacinação em dia.

“Por conta dessa explosão de casos de síndrome respiratória aguda nas nossas crianças, rapidamente conseguimos fazer a montagem dessa unidade. Chamo atenção da população para que vacine as crianças, leve ao posto e os vacinem. Coloque em dia o calendário de vacinação para que elas fiquem mais protegidas e tenham maior imunidade e resistam a essas infecções respiratórias”, disse.

De acordo com o presidente da FMS, Arthur Borges, a abertura de novos leitos é muito importante, visto que o número de internações aumenta nesta época do ano. O presidente também destacou o trabalho dos funcionários do hospital.

“Nos últimos 20 anos, nesse período de abril a junho convivemos com um aumento no atendimento pediátrico, mas esse ano está diferente, antes mesmo do inverno já estamos com muitos casos. O grande problema é que hoje os pacientes estão chegando e não estamos conseguindo dar alta no tempo previsto, ocasionando uma deficiência de leitos. Conversamos com o prefeito sobre a abertura de novos leitos e em três dias, algo que seria impossível, conseguimos abrir uma nova ala de UTI Pediátrica totalmente equipada com oito leitos. Quero agradecer e exaltar todos os funcionários que colocaram a mão na massa e fizeram essa inauguração acontecer”, enfatizou.

TRATAMENTO INFANTIL

Para quem trabalha no hospital, a abertura de novos leitos significa uma nova oportunidade de ter a vida salva, como explica a Coordenadora Clínica da UTIP, Gleice Barcelos. “A paciente Evelyn Monteiro, de 3 anos, chegou com quadro grave de pneumonia, que evoluiu muito rápido, levando a paciente ser entubada, sedada e com saturação baixa. Mas com toda a dedicação e atendimento humanizado da equipe multidisciplinar da UTIP, o quadro foi revertido e, depois de nove dias de internação, a pequena está bem e recebeu alta. Agora teremos novos leitos para atender com mais segurança os casos graves”, comentou.

“Na pandemia do Covid-19 perdi meu esposo e desde então somos só eu e ela. Quando cheguei aqui cheia de incertezas e apavorada, fui muito bem acolhida e vi que salvaram a vida da minha filha. Ver de fato que se importaram conosco foi maravilhoso. Agradeço a Deus, a médica Gleice e aos outros médicos, a equipe de psicologia e serviço social, enfermagem e fisioterapeutas. Meu coração é só gratidão pela UTIP. Todos fizeram a diferença em nossas vidas”, disse a mãe e dona-de-casa, Maria José Rodrigues.

REFERÊNCIA

O serviço da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) conta com equipe médica qualificada e equipamentos para dar suporte às crianças que estejam em situações graves. Na UTIP, os pacientes possuem acompanhamento integral de profissionais especializados. A equipe do setor é formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e psicólogos.

Campos também possui uma unidade exclusiva para atendimento em pediatria de emergência e urgência, que é a Clínica da Criança, e o Pronto Socorro Pediátrico do Hospital Plantadores de Cana (HPC), que funcionam 24h e atendem crianças com idade entre 0 a 11 anos, 11 meses e 29 dias.

A rede de emergência pediátrica conta, ainda, com três Unidades Pré-Hospitalares (UPHs), a do Farol de São Tomé, de Travessão e de Ururaí, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Também participaram da inauguração, o Superintendente de Gestão e Planejamento da FMS, Gilberto Nunes; o Superintendente de Faturamento e Finanças da FMS, Filipe Mocaiber; a Diretora de Gestão das Unidades Pré-Hospitalares (UPHS), Bruna Vassimon, e Diretora de Auditoria Controle e Avaliação (DACA), Bruna Araújo.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp