11/05/2023 às 17h47min - Atualizada em 11/05/2023 às 17h47min

Saúde: Cuidados antes de receber a vacina contra a gripe

Pessoas com diagnóstico médico de alergia à proteína do ovo devem se dirigir ao Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais

Jornal Aurora - Redação
PMCG
A vacina contra a gripe está liberada para toda a população a partir dos 6 meses de idade desde o início dessa semana. O imunizante está disponível em mais de 30 postos distribuídos pelo município. De acordo com o médico infectologista Rodrigo Carneiro, subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav) da Secretaria Municipal de Saúde, a vacina é segura e protege contra as complicações da gripe, como a pneumonia, por exemplo.

O médico faz um alerta, no entanto, às pessoas alérgicas à proteína do ovo. “Se houver diagnóstico médico de que a pessoa é alérgica a essa proteína, a orientação é para que ela se dirija ao Crie (Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais), que funciona no Centro de Saúde, para ser avaliada por um especialista. Havendo liberação, é feito o agendamento para a aplicação da vacina com acompanhamento”, disse o subsecretário.

Ele ressaltou que aqueles que apresentam quadro infeccioso, acompanhado por febre, dificuldade para respirar, tosse persistente, mal-estar ou dor no corpo, não devem tomar a vacina até que os sintomas desapareçam. “Se os sintomas forem leves, como coriza ou tosse ocasional, não há problema”, afirmou o médico, acrescentando que, quem vai tomar a vacina contra a Covid-19, também deve ficar alerta quanto aos mesmos sintomas antes de receber o imunizante.

Não há restrição de intervalo de tempo, segundo o médico, para tomar a vacina contra a gripe ou qualquer outro imunizante do Calendário Nacional Vacinação, incluindo a vacina contra o coronavírus. “As vacinas contra a Covid-19 e gripe podem ser aplicadas juntas em adultos e adolescentes acima dos 12 anos de idade, desde que não apresentem quadro infeccioso ou tenham contraído Covid-19 nos últimos 30 dias. Crianças menores de 11 anos devem aguardar um intervalo de 15 dias entre a aplicação das vacinas”, explicou.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp