09/05/2023 às 14h48min - Atualizada em 09/05/2023 às 14h48min

Audiência pública na Alerj discute combate à violência escolar

Encontro convocado pela Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso reúne especialistas, professores e estudantes nesta quarta-feira (10/5), às 11h

Jornal Aurora - Redação
Ascom
A Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realiza audiência pública nesta quarta-feira (10/5) com o tema "Violência na escola e contra a escola". A reunião será às 11h, no auditório do 18º andar, no Edifício Lúcio Costa, na sede da Alerj (Rua da Ajuda 5 - Centro - Rio de Janeiro), e terá transmissão pelo YouTube Alerj Digital.

"Vamos ouvir estudiosos sobre esse tema tão relevante para a sociedade", disse o deputado Munir Neto (PSD), presidente da Comissão. A audiência foi sugerida pela deputada Carla Machado (PT), membro do colegiado, após recentes episódios de ataques e ameaças a escolas no Rio de Janeiro e no Brasil. "Precisamos urgentemente dialogar com diferentes atores sobre o cenário preocupante hoje nas nossas escolas", comentou.

Haverá palestras de autoridades no assunto: os professores Ana Karina Brenner, do Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDCA), e Diogo Andrade, do Sindicato dos Profissionais da Educação (Sepe-RJ); a psicóloga Naura dos Santos Americano, coordenadora do Centro de Mediação da Capital do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (Cejusc/TJRJ), e Suely Ferreira Deslandes, mestre em Saúde Pública do Instituto Nacional da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). A programação contará ainda com o depoimento da jovem estudante Pérola Magalhães, mobilizadora da "Rede Não Bata, Eduque".

Foram convidados pesquisadores e especialistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), das universidades UFRJ, UniRio, Uerj, UFF e Souza Marques; da Coordenadoria da Infância e Juventude do Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ), da Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro (Acterj), da Sociedade de Mediação de Conflitos (Somec- RJ), além de psiquiatras e outros profissionais de saúde.

PALESTRAS:

Ana Karina Brenner - Professora da Faculdade de Educação da Uerj, representante do Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDCA) - Tema: "A escola como lugar de liberdade e criação no convívio com a diferença"

Diogo Andrade - Professor e diretor do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe-RJ) - Tema: "Fracasso escolar: quem abandona a escola é o poder público - um olhar sobre a saúde mental da comunidade escolar"

Naura dos Santos Americano - Psicóloga e mediadora judicial, coordenadora do Centro de Mediação da Capital (Cejusc/TJRJ) e da Sociedade de Mediação de Conflitos (Somec- RJ) - Tema: "A importância da mediação de conflitos escolares"

Pérola Magalhães - Estudante de dança na Escola Técnica Estadual Adolfo Bloch (Eteab), mobilizadora da "Rede Não Bata, Eduque", gremista da Faetec - Tema: "O protagonismo dos jovens diante da violência nas escolas"

Suely Ferreira Deslandes - Cientista social e mestre em Saúde Pública, atua no Instituto Nacional da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) - Tema: "Violências contra as escolas, tema atual e emergente".

SERVIÇO:
Audiência pública da Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso.
TEMA: Violência na escola e contra a escola.
DIA: 10/5/2023 - quarta-feira
HORÁRIO: 11 horas
LOCAl: Auditório do 18º andar do Edifício Lúcio Costa, sede da Alerj - Rua da Ajuda 5, Centro - Rio de Janeiro/RJ
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90