A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), acompanha os desdobramentos do derramamento de herbicida Roundup no Rio Itabapoana, após acidente de trânsito na altura de Mimoso do Sul, no Espírito Santo.
De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Soffiati, até o momento, a prefeitura não foi notificada por nenhum órgão sobre o ocorrido. Apesar disso, ela mantem contato com representantes estaduais e do município capixaba para atualizar sobre as consequências do acidente e, assim, se necessário, direcionar os esforços.
— Em casos como esse acidente, registrado na última segunda-feira (1º), as autoridades competentes devem ser comunicadas imediatamente. Estas, por sua vez, notificam as cidades que possam ser potencialmente impactadas. Nós seguiremos monitorando o Rio Itabapoana — esclareceu.
A responsável pela pasta afirmou que, caso a população identifique algum sinal do herbicida, a Sema deve ser acionada do telefone do Canal Verde: (22) 98843-8072, e o morador deve manter distância do material.
Luciana explicou que o transporte de produto perigos demanda uma série de exigências, como seguimento de Normas Regulamentadoras (NR), Certificado de Inspeção para o Transporte de Produtos Perigosos (CIPP), expedido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e a declaração assinada pelo expedidor, que informe que o produto está adequadamente condicionado para suportar as condições normais de transporte.