03/05/2023 às 11h02min - Atualizada em 04/05/2023 às 00h02min

Presidente da CDL Florianópolis participa da primeira reunião da Frente Parlamentar em Apoio ao Comércio Varejista

Líderes de SC cobram medidas contra concorrência desleal com sites do exterior

SALA DA NOTÍCIA Mirian Morfim da Silva
www.cdlflorianopolis.org.br
CDL Florianópolis
O presidente da CDL Florianópolis, Júlio Geremais, participou da primeira reunião da Frente Parlamentar em Apoio ao Comércio Varejista, que discutiu a concorrência das redes de varejo catarinense com o comércio eletrônico de outros países, principalmente da China. O encontro aconteceu a na tarde desta terça-feira (2), na Assembleia Legislativa com representantes de entidades do varejo, empresários do setor, Secretaria de Estado da Fazenda e deputados participaram do encontro.

Conforme os empresários, a concorrência com os sites de compra estrangeiros é desleal e prejudica a economia catarinense e a arrecadação do Estado. André Pacheco, diretor do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV) e representante das Lojas Renner, afirmou que os produtos geralmente chegam ao Brasil pelos Correios, com embalagens descaracterizadas, com valor declarado inferior ao preço pago pelo comprador. Só no ano passado, segundo ele, a sonegação chegou a R$ 40 bilhões em imposto de importação e outros R$ 24 bilhões em ICMS.

O coordenador da frente parlamentar, deputado Nilso Berlanda (PL), afirmou que a reunião foi uma oportunidade de ouvir entidades e empresários do varejo para discutir as principais dificuldades do setor. “É hora de dar vez e voz a quem gera emprego e renda em Santa Catarina. O setor é um grande arrecadador de impostos para o Estado”, afirmou.

Ainda no encontro, o secretário de Estado da Fazenda (SEF), Cleverson Siewert, apresentou um plano inicial de ações para combater a sonegação, visto que o assunto é complexo e atinge todo o país.

O presidente da CDL Florianópolis, Júlio Geremias, comentou que a paridade de regras tributárias é muito importante para manter a competitividade do comércio e da indústria local. “Ficamos felizes que a Frente Parlamentar, liderada pelo varejista Nilso Berlanda, tenha se mobilizado para proteger nossas empresas. Se é para não cobrar impostos das estrangeiras, que não cobrem das locais também”, comentou Geremais.

Entre as autoridades presentes na reunião estavam o secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siwert, os presidentes da Federação do Comércio de SC, Helio Dagnoni, e da Federação das CDLs do Estado, Onildo Dalbosco e o diretor do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), André Pacheco, também Head of Tax (gestor de impostos) da rede Lojas Rennner, além dos deputados Tiago Zilli (MDB), Massocco (PL), Mario Motta (PSD), Fabiano da Luz (PT), Emerson Stein (MDB), Mauricio Peixer (PL), Sargento Lima (PL), Oscar Gutz (PL) e Altair Silva (PP).

Acompanhem a CDL nas redes sociais
Site: www.cdlflorianopolis.org.br 
Instagram: @cdlflorianopolis  
Facebook: CDL Florianópolis 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp