02/05/2023 às 14h06min - Atualizada em 02/05/2023 às 14h06min

Entrega de cartões do Programa “Cartão Goitacá” e Supera RJ em novo endereço

Os cartões do programa de transferência de renda municipal começaram a ser entregues na nova sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, na Avenida Silvio Bastos Tavares, 05, Parque Leopoldina

Jornal Aurora - Redação
PMCG
A partir desta semana os cartões do Programa Cartão Goitacá, recém-confeccionados, ou seja, de novos beneficiários, estão sendo entregues na nova sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, na Avenida Silvio Bastos Tavares, 05 Parque Leopoldina. A descentralização dos serviços servirá para humanizar os atendimentos nas duas sedes dos órgãos.

Além dos cartões o programa municipal, os cartões do Programa Supera RJ, do governo estadual, também estão sendo entregues no mesmo local toda segunda, quarta e quinta-feira, das 09h às 16h. Mas apenas a entrega está sendo feita na nova sede. Para se tornar um beneficiário do Cartão Goitacá, o munícipe que se encaixa nos critérios do programa, que ainda deve procurar o CRAS ou CREAS do seu bairro ou região.

Já para se inscrever no Supera, a pessoa precisa ter renda familiar mensal per capita igual ou inferior a R$ 178, ser inscrita no CadastroÚnico, e solicitar a entrada no programa através do próprio site do governo estadual. Para os dois benefícios, quem for retirar os cartões deve estar portando um documento com foto e CPF.

O QUE FUNCIONA E O QUE NÃO FUNCIONA

No novo espaço funciona o Aluguel Social, Cartão Goitacá, Benefícios Eventuais, além dos departamentos de Proteção Social Especial, Proteção Social Básica, Gestão do SUAS, Gabinete do Secretário, Fundo Municipal, departamento de programas e projetos entre outros.

O serviço funerário e o setor de Identificação Civil não funcionam no novo espaço, continuam na Travessa Santo Elias, 46, no antigo CSU de Guarus.

Mais sobre o Cartão Goitacá

Com pouco mais de 12 mil famílias atendidas desde a sua criação, em janeiro de 2022, o Cartão Cidadão é um dos grandes projetos do governo do Prefeito Wladimir Garotinho. Crido através de lei municipal, o programa, que é de transferência de renda no valor de R$ 200, tem como objetivo ajudar famílias em vulnerabilidade social. A expectativa é superar a marca de 20 mil usuários até o final deste ano.

A Prefeitura utiliza a base de dados do Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais para a seleção dos beneficiários, que são referenciados no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Para receber o benefício, as famílias devem estar, preferencialmente, em acompanhamento familiar pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) ou Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos (PAEFI).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90