A Prefeitura liberou, nesta segunda-feira (01), a recarga do Cartão Goitacá para o mês de maio. Com o valor de R$ 200 na conta, os beneficiários já podem realizar suas compras em estabelecimentos da cidade.
Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, o programa de transferência de renda atende cerca de 12 mil famílias que vivem em vulnerabilidade social. Garantido por lei municipal, o Cartão Goitacá é um dos projetos de garantia de segurança alimentar do governo do prefeito Wladimir Garotinho, que já informou que a meta é atender 20 mil famílias até o fim deste ano. Uma nova listagem de beneficiários vai ser liberada no próximo dia 10 no site da Prefeitura.
“A gente chegou nessa marca de 12 mil famílias atendidas com muito trabalho e dedicação. É importante dizer que olhando para trás, a gente percebe que o nosso trabalho evoluiu porque essas famílias não eram atendidas com nada”, destaca o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho.
Para que o benefício seja concedido, são priorizadas famílias numerosas, que tenham em sua composição idosos e pessoas com deficiência sem fonte de renda e sustento; pessoas e famílias vítimas de calamidades e emergências; mulheres chefes de família e seus filhos; mulheres em situação de violência; e jovens egressos dos acolhimentos institucionais. A concessão do benefício deverá ser reavaliada anualmente pela equipe técnica.
A Prefeitura utiliza a base de dados do Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais para a seleção dos beneficiários, que são referenciados no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).