Falar sobre Direitos Humanos se tornou essencial nos dias em que estamos vivendo atualmente. Diego Pereira é mestre nesse assunto e atualmente já escreveu e publicou mais de 50 artigos sobre a temática.
Graduado em direito pela UFBA, Diego focou seu trabalho em Direitos Humanos nas mudanças climáticas, racismo ambiental e injustiça climática. “Eu pratico o que se denomina de ciência aberta, uma possibilidade de comunicar temas científicos, presentes na vida da população de forma compreensiva, a exemplo do que ocorreu na pandemia. Eu proponho debates e soluções, mas na seara climática”, explica Diego.
Para desenvolver seu trabalho, Diego tem como inspiração a ministra do meio ambiente Marina Silva, além do professor Silvio Almeida e de seus pais, que mesmo sem estudo sempre foram pessoas com ‘mentes talentosas e brilhantes’, como o próprio define.
Entusiasta da educação no Brasil, Diego luta também por uma educação mais igualitaria: “Sou um homem negro e pobre que venceu pelo estudo, mas que contou com a ajuda de políticas de reparação, como as cotas. Sou um entusiasta da educação no Brasil”, explica o mestre em Direitos Humanos.
“Negro, filho de pais analfabetos, ingressei em uma faculdade pública de qualidade, fiz mestrado e estou no doutorado. Escrevi mais de 50 artigos científicos e jornalísticos, passei em um bom cargo público, um dos mais altos da república”, revela.