24/04/2023 às 12h48min - Atualizada em 24/04/2023 às 12h48min

Igualdade Racial prorroga as inscrições para o tradicional Concurso Beleza Negra

Os interessados, com idade a partir de 16 anos, têm até a próxima quarta-feira (26) para se inscreverem na sede da Subsecretaria

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Foram prorrogadas as inscrições para o tradicional Concurso Beleza Negra Campos dos Goytacazes 2023. O evento é uma iniciativa da Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos, que em comemoração aos 25 anos da criação de políticas públicas e promoção da igualdade racial na cidade, está promovendo uma reedição de grandes ações que marcaram as discussões raciais em Campos, como o concurso de beleza entre a população negra.

Para se inscrever, os interessados, entre meninas e meninos, devem ter 16 anos ou mais. As inscrições seguirão até a próxima quarta-feira (26), de forma presencial, na sede da subsecretaria, que fica na antiga Fundação Zumbi dos Palmares, na Rua Com José Francisco Sanguedo, 129, no Centro. Os candidatos precisam levar RG, CPF, uma foto 3x4, uma foto de corpo inteiro e comprovante de residência. Os menores de 18 anos deverão apresentar, também, a documentação de um adulto responsável legal. O atendimento é das 9h às 17h.

Neste ano, o Concurso será mantido em seu formato original, no dia 13 de maio de 2023, que é uma data emblemática para a comunidade negra brasileira. Foi neste dia, em 1888, a assinatura da Lei Áurea, que aboliu a escravidão. O concurso ocorrerá no Teatro Municipal Trianon.

Para o subsecretário Gilberto Totinho, o concurso reforça não só a beleza entre os povos negros, mas desmistifica a ideia de que só pessoas brancas podem participar de concursos. "A idealização da beleza no mundo da moda produz um padrão estético construído pela sociedade, formatando corpos e aparências “coletivas”, como se todos os indivíduos representassem uma única moldura, um único parâmetro regional. Ou seja, para ser belo é preciso ter a pele alva, cabelos lisos, corpos esguios, reafirmando a hegemonia eurocêntrica de referência global para todas as nações, como verdade absoluta.", disse.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp