19/04/2023 às 17h52min - Atualizada em 19/04/2023 às 17h52min

Forças de Segurança tranquilizam gestores escolares e reafirmam monitoramento em Campos

Nesta quinta-feira (20), as unidades escolares receberão os alunos normalmente para as atividades pedagógicas

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Com a participação de representantes das Forças de Segurança Pública de Campos, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia deu sequência a mais uma etapa do curso de Atualização em Gestão Escolar, nesta quarta-feira (19), no Colégio Salesiano. A formação é direcionada a todos os diretores e vice-diretores da rede municipal de ensino e integra as ações previstas no Edital nº 08/2022, que regulamentou o processo.

A capacitação foi aberta pelo secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, e pela subsecretária, Rita Abreu. Marcelo agradeceu as autoridades e aos gestores presentes. Os representantes das Forças de Segurança tranquilizaram os gestores escolares e reafirmaram que um intenso monitoramento está acontecendo em toda a cidade, incluindo as unidades escolares públicas e particulares.  

"Estamos aqui reforçando o papel de cada um enquanto líder e dizer que temos condições de passar esse momento e pensar numa Educação de cultura de paz. E vamos pensar a longo prazo, que é o papel da Educação. Queremos tirar as dúvidas de vocês e falar dos protocolos de segurança. Nossa Rede conta com mais de 55 mil alunos. Esse número supera a população de muitos municípios e, no que diz respeito a esse momento, temos que passar confiança para os gestores, alunos e funcionários. Temos acompanhado o dia a dia das escolas porque é o momento de estarmos juntos. É uma agenda oportuna para esse momento de fake news e boatos, nossos estudantes precisam frequentar as aulas normalmente. Estamos ainda estudando a realização de um Semana da Cultura de Paz, unindo todas as unidades", esclareceu Marcelo, destacando que, nesta quinta-feira (20), as unidades escolares receberão os alunos normalmente para as atividades pedagógicas. 

O subsecretário de Governo, Ângelo Rafael, participou do evento com os agentes de desenvolvimento local e diretores regionais. Ele destacou a importância da união entre a comunidade e as autoridades. "Esses temas devem ser tratados com inteligência, essas pessoas querem seus 15 minutos de fama, o ideal é não propagar. O trabalho dos educadores nas salas é muito importante", disse Ângelo.

A promotora de Justiça de Tutela Coletiva da Infância e Juventude, Anik Rebello Assed, parabenizou a iniciativa. "A gente sabe que a escola é um local de aprendizagem e não de violência. É um momento de agir com calma e inteligência para não aumentar ainda mais o medo. Esse encontro é o momento de propagar a paz e nos instruir a lidar com a situação. A divulgação e propagação dessas notícias, às vezes de forma irresponsável, não vai nos ajudar a enfrentar essa questão. A gente sabe que a violência não é algo novo e sabemos ainda que o combate é um trabalho que precisa continuar e gradativamente vão ganhando forças. Vamos apresentar projetos que foram desenvolvidos em outros municípios, técnicas que foram criadas para atravessar por esse momento. Que esse clima de tranquilidade chegue até nossos alunos. Estamos à disposição dos diretores para que possamos, juntos, continuar garantindo o acesso do aluno à Educação", disse Anik.

O comandante da Guarda Civil Municipal, Wellington Levino, reforçou a presença da Ronda Escolar. "É um serviço importante, lúdico e hoje, mais do que nunca, estamos atuando juntos com outros mecanismos de segurança. Estamos em atenção e focados no atendimento escolar. É nossa prioridade. E sempre que precisarem estaremos prontos para atender. Estamos juntos com as forças de segurança na vigilância e na elaboração de trabalhos para assegurar a paz ", pontuou Levino.

Representando o comandante do 8° Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente Coronel Ricardo Alexandre da Cruz Aguiar, o tenente Jennis de Souza Carneiro, coordenador da Patrulha Escolar e subcomandante da companhia de Guarus, falou da importância dos encontros. "A gente vem participando de várias reuniões desde a semana passada com a Secretaria de Educação, e temos um compromisso nesse contexto. A PM tem a missão de promover a segurança externa para mostrar presença, mas focado na Educação temos o Projeto Patrulha Escolar, voltado para a proximidade e a resolução pacífica dos conflitos. Esse é um momento turbulento que estamos passando e temos que trabalhar para isso passar. Juntos vamos conseguir passar por esse momento, criar protocolos e dar tranquilidade a todos. Reafirmo que a polícia está atenta", disse.

Luis Wagner, que representou o subsecretário de Ordem Pública, Jackson Luís Jesus de Sousa, destacou o trabalho da pasta. "Estamos trabalhando junto com as demais Forças de Segurança. A nossa cidade tem duas delegacias, um Batalhão da PM e estamos articulando forças e atenção para esse momento. Estamos tratando tudo isso com muita responsabilidade e esse trabalho junto com a Educação é muito importante", assegurou.  

Delegado titular da 146ª Delegacia de Polícia de Guarus, Carlos Augusto Guimarães, falou das ações. "Estou na Polícia Civil há mais de 20 anos e também tenho filhos na escola. Estamos apurando todas as informações, monitorando e todos os órgãos estão unidos para garantir a paz. Nossa sugestão é aproximar, trazer até a polícia as informações do que acontece no âmbito escolar para que possa ser tratado da forma legal. Estou à disposição na Delegacia de Guarus", tranquilizou o delegado. 

Já o delegado assistente da 134ª Delegacia de Polícia do Centro, Henrique Lobato, que representou a delegada titular Natália Patrão, ressaltou a importância do trabalho de união. "Essa reunião é muito importante para que possamos trabalhar. Há um monitoramento das delegacias nas redes sociais e não há dado concreto de atos de violência programados, mas estamos vigilantes. A Polícia Civil está à disposição para quem precisar", informou. 

O presidente da Comissão dos Direitos da Criança e Adolescente da 12ª Subseção da OAB Campos, Marcelo Barreto, falou do papel da instituição. "Tivemos uma reunião com a Seduct e representantes das Forças de Segurança na semana passada. É notável a preocupação de todos com essa situação. Já visitei algumas escolas e a questão da segurança deve ser não somente na escola, mas também no entorno e nos ônibus, por exemplo. A OAB está à disposição de todos ", acrescentou.

Estavam presentes, ainda, o padre Terra, diretor do Colégio Salesiano, e o representante da Patrulha Escolar da PMERJ, Waldemir da Silva.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp