O governo do prefeito Wladimir Garotinho e do vice Frederico Paes segue priorizando o cuidado com as pessoas, principalmente na área da Saúde, com a oferta de vários serviços, entre eles, o de oftalmologia. Em 27 meses de governo, o município realizou 3.024 cirurgias de catarata. Uma média de seis cirurgias por dias úteis.
Bruna Araújo, diretora de Auditoria, Controle e Avaliação (DACA), da Secretaria Municipal de Saúde, explicou que, para ter acesso aos serviços de oftalmologia, incluindo a cirurgia, a pessoa deve buscar atendimento junto a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para o devido encaminhamento.
“De posse do encaminhamento, o paciente deverá comparecer ao Núcleo de Controle e Avaliação para o agendamento da consulta com o oftalmologista e a realização dos exames necessários”, explicou Bruna, ressaltando que será o oftalmologista quem vai dizer se a pessoa necessita passar pela avaliação de um cirurgião.
Bruna disse ainda que, havendo indicação para a cirurgia, o paciente realizará os exames de risco cirúrgico. “Com os resultados em mãos, ele deverá entregá-los na instituição onde realizou a consulta para o agendamento da cirurgia. Todo este procedimento tem um tempo previsto de 45 dias. Nosso objetivo maior é proporcionar uma qualidade de vida melhor, principalmente quando se trata de idosos”.
Atualmente, segundo ela, 176 pessoas seguem na fila de espera aguardando pela avaliação com cirurgião. São realizadas, em média, 300 cirurgias/mês no município. Um total de 143 pacientes não retornou para entregar os exames.