17/04/2023 às 13h27min - Atualizada em 17/04/2023 às 13h27min

Escritora encontra acervo de tradicional família campista no lixo

Jornal Aurora - Redação
A jovem Ana Souza, escritora campista do livro “Aventuras Femininas na Planície Goytacá”, que é sucesso de vendas no interior do estado, se deparou com uma situação bem inusitada durante uma caminhada com a mãe. No lixo, encontrou um grande acervo da relevante família Canella, que marcou a história com sua grande influência no ramo da advocacia e da mídia.

Enquanto caminhava acompanhada da sua progenitora, na Rua Carlos Lacerda, mãe e filha encontraram uma foto antiga no chão. “Estávamos andando no centro quando avistamos uma fotografia antiga ao lado de uma lixeira e decidimos averiguar o conteúdo das sacolas. Ficamos emocionadas ao descobrir centenas de fotografias, livros, documentos, monóculos, jornais e moedas no lixo”, afirmou Ana.

O acervo da família Canella foi descartado em meio à calçada e próximo da onde residiam. ” Fui até à casa para saber o porque do descarte, mas chegando lá, ninguém me atendeu. Em que poderia continuar minha pesquisa com maior facilidade e obter maior riqueza de detalhes. É um grande material para analisar, uma fonte muito rica de conhecimento. No local, percebi que as janelas estavam quebradas, fechaduras violadas e o imóvel apresenta um grau de deterioração. Suspeito que a casa tenha sido alvo de vândalos e possívelmente está abandonada”, enfatizou

A descoberta da Pesquisadora compõem um acervo com mais de 465 itens, já catalogados em menos de 24 horas. “Assim que levei o material para casa, comecei minha apuração histórica, acionei alguns historiadores e preparei o material para catálogo, além de restauração”, emocionada relatou.

Ana explicou que são diversas fotografias de diferentes anos. “Há fotos a partir de 1950, estou estudando a cronologia e assim organizando todo o acervo, que em breve enriquecerá ainda mais a história da cidade. Também encontrei uma espécie de diário com relatos da vida pessoal dos integrantes da familía. Neste arquivo consta situações normais do cotidiano, além de polêmicas familiares”, ressaltou- deixando um mistério no ar.

Ana Souza, diz ainda não saber ao certo que destino dará ao acervo e se compromete com a continuação da pesquisa, além da preservação dos itens.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp