15/04/2023 às 19h19min - Atualizada em 17/04/2023 às 00h03min
Após boas atuações em Alagoas, André Baran segue para
Número 1 do Brasil estará mais uma vez ao lado do parceiro Nikita Burmakin. O catarinense e o russo pararam neste sábado (15) na semifinal do BT 400, na Praia do Francês
SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho
O catarinense André Baran e o russo Nikita Burmakin pararam na semifinal do Pure Beach, BT 400 de Beach Tennis, em Marechal Deodoro, Alagoas. Mas, a dupla – cabeça de chave número 3 – deixa o torneio, na Praia do Francês, com um saldo positivo, com três vitórias e boas atuações. Agora, Baran - número 1 do Brasil e quinto do mundo - e Nikita – sexto do ranking mundial - seguem para o interior de São Paulo. A partir da sexta-feira (21) e até o domingo (23), disputam o Sand Series Ribeirão Preto – categoria conhecida como Grand Slam do Beach Tennis.
Neste sábado (15), Baran e Nikita perderam para os cabeças 2, o francês Nicolas Gianotti e o italiano Mattia Spoto, parceria que tinham vencido na final do BT 400 de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, no início deste mês. Gianotti e Spoto marcaram 6/1 e 6 2.
"Infelizmente não foi o resultado que queríamos, fomos superados na semifinal. Mas, agora é levantar a cabeça, trabalhar mais, que semana que vem teremos mais um torneio importante. Agradeço demais o apoio da torcida. Agora, foco total em Ribeirão Preto", afirmou Baran, que conta com o patrocínio da Havan, Praia Clube, Azambuja Mais, Qualicoco, Alto Giro, Herbalife, Grupo Urca e Ultragrip.
Com premiação de US$ 35 mil e considerado um dos maiores torneios do calendário da ITF (International Tennis Federation), o Pure Beach reuniu atletas de 12 países, com a presença de todos os top 10 do ranking mundial no masculino e no feminino.
Sobre André Baran - O ex-tenista André Baran nasceu em Brusque (SC) e hoje vive em Uberlândia (MG). Atual número um do Brasil e quinto melhor atleta no ranking internacional da modalidade, tornou-se referência no Beach Tennis ao colecionar títulos mundiais pela seleção brasileira de Beach Tennis, como medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos, ouro e prata nos Jogos Mundiais de Praia ANOC, no Catar, além de ser bicampeão mundial por equipes no Brasil e Rússia.
Na carreira, Baran conquistou outros títulos importantes da ITF nas duplas masculinas e mistas. Ao lado da parceira Rafaella Miller, comemorou o bicampeonato no Mundial de Terracina na Itália, além do ITF BT 400, em Balneário Camboriú (SC) e Sand Series em Ilhas Reunião. Em 2022, ao lado do atual parceiro russo Nikita Burmakin, foi campeão do ITF BT 400 em Valinhos (SP) e, também, em Laguna (SC).
Desenvolveu sua própria metodologia de ensino, que está presente no Praia Clube, em Uberlândia (MG) e, também, em Brusque (SC), na Sociedade Esportiva Bandeirante. Em parceria com a Alto Giro, Baran desenvolveu uma linha exclusiva de roupas que alia design, conforto e tecnologia. A Alto Giro, marca do grupo Recco Co que está no mercado há 34 anos na confecção de roupas fitness e praia, descreve a coleção de André Baran como sendo composta por "peças superconfortáveis e com uma qualidade incrível. De secagem rápida e com proteção UV, os shorts e camisetas te ajudam a transmitir a sua melhor versão no esporte". A coleção assinada pelo número um do Brasil conta ainda com bonés, manguitos e agasalhos.