16/04/2023 às 12h15min - Atualizada em 16/04/2023 às 12h15min

1° Audiência Pública da Causa Pet é sucesso na Câmara de Vereadores ao reunir autoridades, protetores dos animais e população

Jornal Aurora - Redação
Conhecer de perto as dificuldades  dos protetores  dos animais  e dos órgãos competentes responsáveis para efetivamente realizarem seu trabalho como combater o abandono, vacinação, saúde pública e   maus- tratos aos animais, reuniu na   última sexta-feira (14) às 10h30,  vereadores, representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Centro de Controle e Zoonoses,  donos de Clínicas Veterinárias, população e o deputado Federal, Marcelo Queiroz, que fez uma participação on-line, sobre esta grande luta que abraçou há anos. Dados atualizados  do CCZ mostram que existem aproximadamente cerca de 90 mil  animais abandonados no município de Campos dos Goytacazes.

A 1° Audiência Pública sobre assuntos pertinentes à proteção, bem-estar e saúde animal, foi uma proposta dos vereadores Raphael Thuin e Maicon Cruz que se sensibilizaram com a causa.O objetivo é ouvir as demandas, visando ajudar os voluntários que sofrem diariamente para salvar a vida desses animais indefesos. 

- Podemos dizer que hoje é  um dia histórico  para a cidade de Campos. Conseguimos,  reunir no plenário da Casa Legislativa, vereadores da base do governo, oposição e independentes em prol da causa animal. A situação tem ainda que melhorar muito para poder atender a demanda dos animais, melhorando o bem- estar do animais em Campos. Estas dificuldades vêm preocupando os defensores dos animais, já que não existem muitas políticas públicas para reduzir está população animal, por meio,  de mutirão de castração e até mesmo a construção de um Abrigo Municipal com condições para receber está população animal. Mas, estar aqui hoje ouvindo ambas as partes é muito positivo, para que juntos possamos desenvolver políticas públicas efetivamente, destacou o vereador Raphael Thuin, que presidiu a 1°Audiência Pública.

Vale ressaltar, que o vereador já protocolou na Câmara de Vereadores Projeto de Lei que propõe  o Cão Suporte Emocional, SOS Pet, e a construção do 1° Hospital Veterinário Municipal para animais de pequeno porte.

O Deputado Federal Marcelo Queiroz, um dos defensores da causa animal, ressaltou em sua fala , de forma híbrida, que vai buscar agora em Brasília emendas parlamentares que possam ajudar a reverter este quadro e até mesmo ampliar o projeto de Castração Animal,ue já atingiu o recorde de mais de 200 mil castrações. " Me comprometo a retornar a Campos dos Goytacazes e com o vereador Raphael Thuin somar forças em defesa dos animais, e ampliar o número de Clínicas Particulares ao atendimento gratuito," concluiu.

A representante da Associação Grupo de Amigos dos Animais( Agraga) Joseth Bravo,  Campos dos Goytacazes destacou que o município precisa  muito evoluir, a começar pelo atendimento dos órgãos públicos que deveriam ajudar a fiscalizar os maus- tratos contra os animais, abandono, saúde pública, castração e vacinação. " Muitas das vezes somos tratados com ironias e ainda pedem para que registramos por vídeo e encaminhamos para eles. Só que nós não temos o poder de fiscalizar. Em respeito  e amor aos animais já cuidamos e contamos de doações e bingos para poder mantermos esses animais que sofrem maus-:tratos e até mesmo são abandonados, relatou Joseth.

Já o diretor do Centro de Controle e Zoonoses ( CCZ) Carlos Morales, parabenizou a iniciativa dos parlamentares e das protetoras que são incríveis nesta luta de defesa dos animais. " Já realizamos mais de 8.600 castrações gratuitas em Campos, sem contar que cerca de duas mil castrações foram marcadas e os responsáveis não compareceram, impedindo que outras pessoas fossem beneficiadas  pelo serviço gratuito. Além de ter  imunizado  mais de 92 mil cães e gatos. Morales disse ainda que todos os sábados e domingos realizamos feiras de adoção no Jardim São Benedito. Temos consciência que ainda precisamos ampliar este trabalho, mas vale ressaltar que   durante a pandemia da Covid-19 esse trabalho não foi realizado, finalizou.

Raphael Thuin avaliou como positiva a Audiência e se comprometeu a realizar mais reuniões com as autoridades e protetores para juntos avaliarem as dificuldades e os  avanços. O importante é todos lutarem em um único sentido, o bem estar animal, finalizou.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp