13/04/2023 às 13h01min - Atualizada em 14/04/2023 às 00h00min

Como evitar cair nos golpes de empréstimos consignados?

Saiba como agir em casos de ter recebido um golpe

SALA DA NOTÍCIA Karla Viana
Karla Viana CEO da Kall Cred, especialista em gestão comercial, coach business em formação  – @kallcred | @karlaviana –
Foto: Fonte - Internet
 

Queixas sobre investidas de golpes em empréstimos consignados são frequentemente registradas pelo Banco Central. Propostas que cobram taxa de serviço, até vendas casadas com outros serviços são constantemente oferecidas para quem deseja crédito. Essas práticas são contra a lei e são ofertadas por pessoas de má fé, principalmente contra negativados e  aposentados do INSS.

 

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou recentemente dados de pesquisa independente segundo os quais 70% das fraudes registradas são baseadas na engenharia social. E, no período da quarentena em razão da pandemia da covid-19, as tentativas de golpes contra idosos crescem 60%.

 

Karla Viana, CEO da Kall Cred, especialista em gestão comercial e formanda em coach business, destaca que o golpe do empréstimo consignado consiste em supostas empresas entrarem em contato via telefone , whatsapp ou redes sociais informando a existência de uma linha de crédito pré aprovada. “Normalmente, pedem que você faça um depósito antecipado para liberar o empréstimo. Se isto acontecer, se trata de um golpe. Financeiras e instituições Bancárias não pedem pagamento antes de receber o crédito”, afirma. 

 

Em caso de já ter caído no roubo, o primeiro passo é denunciar. “Caso já tenha realizado pagamento pelo empréstimo falso, a primeira coisa é entrar em contato com o Banco pelo qual fez a transferência. Se  for feita por pix ou TED e o valor ainda estiver na conta do destinatário, a instituição irá tentar reaver a quantia. Agora, se os fraudadores passarem por uma empresa conhecida é importante que a instituição seja informada,  isso ajuda a evitar que outras pessoas sejam lesadas. Após os passos acima é muito importante realizar imediatamente o Boletim de Ocorrência. Não confronte o fraudador diretamente para evitar destruição de provas que possam ser úteis para as autoridades”, frisa a CEO da Kall Cred.



 

Como evitar cair no golpe para negativados?

 

Se o vendedor usar as frases abaixo, interrompa o contato, não informe nenhum dado e não passe informações pessoais, pois muito provavelmente se trata de um golpe. 

 
  • Deposite uma “garantia”;
  • É apenas uma “taxa de cartório”;
  • Já que você não tem fiador, essa quantia vale como um;
  • É só uma taxa de abertura de crédito;
  • Fica tranquilo, é um depósito de segurança.
 

Em resumo, todas as opções dadas são falsas. “Não existe adiantamento para linha de crédito, é uma prática ilegal. Isso porque ao contratar um empréstimo o cliente fica ciente dos juros embutidos no valor total do empréstimo e efetua o pagamento mês a mês”, finaliza Karla.

 

Além disso, condições extremamente vantajosas fora da média de mercado podem indicar que a proposta não é real. A pessoa ou empresa que fez a abordagem cometeu algum erro na hora de escrever,  contatou fora de horário comercial, está sendo oferecido descontos ou promoções atípicas, exija transparência. Funcionários sérios e bem treinados não exitam em  informar tributos, taxas de serviço e tarifas. 



 

 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp