11/04/2023 às 22h25min - Atualizada em 11/04/2023 às 22h25min
Surto de dengue em Campos e mais de 230 agentes de endemias foram demitidos pela prefeitura
Só neste primeiro trimestre, já foram registrados 870 casos de dengue na cidade
Vanessa Nascimento
Foto: Josiel Chagas / Jornal Aurora Num momento em que o município de Campos passa por uma epidemia de dengue, ex-agentes de endemias que foram contratados pela prefeitura, porém pagos com verba federal, compareceram à sessão da Câmara Municipal nesta terça-feira (11). Os agentes que atuavam no Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), foram demitidos a partir de 2009 até recentemente e segundo eles, sem nenhuma justificativa da prefeitura. Eles aguardam na justiça, a recolocação de seus cargos e uma reunião com o prefeito, para solucionar o caso deles.
De acordo com informações da prefeitura de Campos, em 2022, o município registrou 211 casos de dengue. Já neste ano, entre os meses de janeiro e março, foram confirmados 870 casos, sendo um óbito de um idoso em Travessão. Não houve registro de zika e nem de chikungunya.
O ex-agente de endemias, Gueine Oliveira disse que já foram marcadas várias reuniões, mas desmarcam, não resolvem a situação deles.
- Estamos há anos, esperando uma resposta da prefeitura. Eu fui demitido em 2017 e até hoje, estou aguardando na justiça ser readmitido, já que é um direito. Eu e os outros agentes, fomos contratados de forma legal e a lei nos garante nos mantermos nos cargos – desabafou.
Após vereadores exigirem que fosse marcada uma reunião com os 238 agentes que foram demitidos e a prefeitura, o vereado Alvaro Oliveira disse que será marcada uma reunião, ainda esta semana. Na sexta-feira (14) está marcada uma audiência pública, para serem discutidos os surtos de dengue na cidade.
O vereador Maicon Cruz (sem partido) afirmou que existe um déficit em relação ao número de agentes de endemias no CCZ e pediu para que esses agentes que foram demitidos sejam readmitidos em seus cargos.