Buscar um caminho efetivamente para tentar reduzir a violência contra os animais, que vem crescendo o número de denúncias, em Campos dos Goytacazes, será um dos assuntos a serem discutidos na 1° Audiência Pública sobre o Bem Estar e Saúde Animal, que acontecerá na próxima sexta-feira (14) às 10h30, na Câmara de Vereadores, explicou o parlamentar Raphael Thuin.
O objetivo é ouvir os grupos de voluntários que cuidam dos animais abandonados para juntos elaborarem um Projeto de Lei Municipal que venha proteger os animais. Maus tratos contra os animais é crime, conforme a lei federal n° 14. 064/2020.
- Infelizmente temos acompanhando o aumento do número de maus tratos contra os animais, no município. Na semana passada denunciamos na 134° Delegacia de Polícia Civil, aquela situação de maus tratos contra os cavalos presos as carroças, onde participavam de forma cruel de " cabo guerra". Para piorar, o quadro, neste final de semana, uma mulher foi detida por jogar um filhote de cachorro contra a parede. A conscientização da população em denunciar tem sido primordial para deter estas pessoas, comentou o vereador Raphael Thuin.
A protetora de animais, Lenita Arenari, que atualmente cuida de mais de 150 animais abandonados, parabeniza os parlamentares pela iniciativa em realizar Audiência Pública. " Nós voluntários vivemos de doações para cuidar desses animais vítimas de maus tratos. Mas já é necessário a ajuda efetivamente do Poder Público, como o Centro de Controle de Zoonoses- CCZ e da Polícia Militar, que tem poder impedir essas ações cruéis, para participarem da audiência e juntos , sentarmos e traçarmos ações, como um mutirão de castração animal, visa do reduzir o crescimento desordenado dos animais. Outro problema, preocupante, é uma emergência 24 horas para atender esses animais indefesos, que muitas das vezes são atropelados ou vítimas de agressões e não temos um hospital com plantão para ajudar. Nós voluntários, contamos da boa vontade das clínicas e profissionais que nos ajudam", explicou Lenita
Atualmente, cerca de 10 grupos de voluntários acolhem e cuidam de cães e gatos. Sem recursos financeiros eles os grupos vivem de doações para amenizar o sofrimento desses animais. Acreditasse que no município existam cerca de 50 mil animais abandonados pelas ruas centrais, bairros e distritos de Campos dos Goytacazes.