A Páscoa remete ao sentimento de amor ao próximo e este significado traduz o mesmo propósito de quem pratica o gesto solidário de doar sangue: levar a esperança de vida às pessoas que precisam. E com essa mensagem, o Hemocentro Regional de Campos (HRC) convida a população a doar. O objetivo é melhorar e regularizar os estoques sanguíneos.
O Hemocentro permanecerá de portas abertas nesta quinta-feira (06) – ponto facultativo – e no feriado da Sexta-feira da Paixão (07) para receber os doadores de sangue, plaquetas e cadastro de medula óssea. Com a chegada do feriado prolongado, muitas pessoas viajam e isso pode provocar uma redução drástica na captação de sangue. Pensando nisso, a unidade reforça a importância da doação de sangue para continuar atendendo as demandas de pacientes da emergência.
“Convidamos você a comparecer ao Hemocentro neste feriado e fazer uma doação de sangue. O ideal são 70 doações por dia, mas estamos recebendo apenas 20 doações, fazendo o nosso estoque ficar abaixo do esperado. Estamos necessitando de todos os tipos sanguíneos. Quem doa sangue, leva esperança de vida a quem precisa”, comentou a Assistente Social, Rosângela Soares.
O Hemocentro é anexo ao Hospital Ferreira Machado (HFM) e atende à demanda de 25 unidades hospitalares da região. Funciona diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados, localizado na Rua Rocha Leão, n° 2, no bairro do Caju. O HRC também conta com uma unidade móvel.
Agenda da Unidade Móvel em Abril: 11/04 - Igreja Evangélica Aliança e Vida (Lapa) 13/04 - Praça São Salvador 18/04 - Quissamã 20/04 - Segunda Igreja Batista de Campos 25/04 - Faculdade de Medicina de Campos 27/04 - Igreja Batista em Parque Guarus
Requisitos para doar – Para ser um doador de sangue é necessário atender alguns requisitos básicos de condições de saúde: é preciso apresentar documento de identidade com foto, ter boas condições de saúde, peso superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Menores de 18 anos devem comparecer com o responsável legal.