16/07/2019 às 17h13min - Atualizada em 16/07/2019 às 17h13min

Seap realiza grande apreensão de celulares, drogas e dinheiro em presídio de Campos

A 'Operação Asfixia' contou com 250 agentes da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap)

Redação
Divulgação / SEAP
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realizou na manhã desta terça-feira (16), uma revista geral no Presídio Carlos Tinoco da Fonseca, em Campos, dando continuidade à operação "Asfixia". Uma equipe de 250 agentes apreendeu 219 aparelhos celulares, 25 relógios, 40 chips, R$ 27.010, 00, 10 tabletes, 18 invólucros, 505 sacolés de maconha, 491 sacolés e 460 gramas de cocaína,  duas balanças de precisão, 16 baterias sobressalentes, além de roupas, tênis e chinelos. Na ocasião, foi encontrado, ainda, um plano de fuga. 

A Seap, desde o início da atual gestão, vem trabalhando para combater qualquer tipo de irregularidade dentro das unidades prisionais, com destaque para três operações que foram iniciadas neste ano: "Asfixia", "Iscariotes" e "Bloqueio". As operações são realizadas pelo próprio corpo funcional da Seap.

A Operação "Asfixia", realizada pelos próprios inspetores penitenciários, já apreendeu em todo o estado, de Janeiro a Maio deste ano, 5.339 celulares. No mesmo período do ano passado, apenas 3.756 aparelhos foram encontrados.

A Operação "Bloqueio" já prendeu 33 pessoas tentando entrar com drogas e celulares em cadeias. Nesta ação, já foram presas pessoas tentando arremessar drogas e celulares para dentro da unidades; mulher forjando gravidez para não passar no Scanner; entre outros casos.

A Operação "Iscariotes" flagrou dez inspetores penitenciários tentando entrar com objetos ilícitos nas cadeias. Os casos estão sendo apurados pela Corregedoria e podem ter pena máxima de demissão. No mesmo período do ano passado, NENHUM servidor foi flagrado tentando entrar com qualquer tipo de material ilícito nas unidades.

Outra medida importante adotada pela Seap para reforçar a segurança nas unidades prisionais foi o uso de alta tecnologia. Foram adquiridos três drones que estão sendo utilizados nas operações e fiscalizações. Também estão em processo de aquisição detectores de metais, portais e aparelhos de scanners, câmeras e bloqueadores de sinal de aparelhos telefônicos.

O caso foi registado na 146º Delegacia Legal de Guarus e a Seap instaurou uma sindicância para apurar o fato.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp