29/03/2023 às 15h41min - Atualizada em 30/03/2023 às 00h00min

Banco BOCOM BBM se torna o primeiro participante direto do Sistema de Pagamentos na China

Assinatura do acordo com CIPS durante a missão empresarial facilita o uso do renminbi reduzindo seus custos

SALA DA NOTÍCIA Banco BOCOM BBM
Hoje, dia 29 de março, quarta-feira, o Banco BOCOM BBM se torna a primeira instituição financeira da América Latina a fazer parte do CIPS (Cross-Border Interbank Payment System), um sistema de liquidação de transações denominadas em renminbi controlada pelo PBoC (Banco Central da China). Criado em 2015, o CIPS tem por objetivo facilitar o uso da moeda chinesa em transações internacionais, contribuindo para expandir as oportunidades de negócios entre a China e os demais países do mundo. A assinatura do acordo ocorreu durante a missão empresarial brasileira em Pequim com objetivo de reforçar o interesse do Brasil e da China em reafirmar a relação e as negociações entre os países. 

A participação do Banco BOCOM BBM como membro pleno do CIPS (Sistema de Pagamentos Interbancários Transfronteiriços) contribui para promover o maior uso do renminbi em transações comerciais e financeiras entre os dois países, considerando a crescente importância da China como destino das exportações brasileiras e a expansão dos empreendimentos e fluxos de investimentos chineses no país.  Entre as inúmeras vantagens, com o CIPS, será possível a realização de remessas em renminbi 24h por dia, quando pelo modelo atual, só poderia realizar isso durante horário local.  
 
“Temos notado um aumento no interesse das empresas pelo uso do renminbi e acreditamos que esse acordo irá fortalecer as transações interfronteiriças entre Brasil e China e uma relação comercial  ainda mais próxima entre os dois países”, comenta Alexandre Lowenkron, presidente executivo do Banco BOCOM BBM.  

Hoje considerada a quinta moeda mais ativa do mundo, o acordo que será firmado entre Brasil e China, possibilitará a redução dos custos de transação direta entre renminbi (CNY) e o real em uma maior oferta de operações de proteção (hedge) de variação cambial entre as moedas.

Entre a comitiva de empresários e executivos de negócio que acompanharam a visita à China, estiveram presentes para o encontro e assinatura da carta os executivos do Banco BOCOM BBM, Pedro Henrique Mariani, CEO do banco, Alexandre Lowenkron, presidente executivo da instituição financeira e Leonardo Oliveira, vice-presidente executivo. O BOCOM BBM teve sua origem em duas instituições financeiras com longas histórias na China e no Brasil, o Bank of Communications, um dos cinco maiores bancos comerciais da China e o BBM.  
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90