Hoje, dia 29 de março, quarta-feira, o Banco BOCOM BBM se torna a primeira instituição financeira da América Latina a fazer parte do CIPS (Cross-Border Interbank Payment System), um sistema de liquidação de transações denominadas em renminbi controlada pelo PBoC (Banco Central da China). Criado em 2015, o CIPS tem por objetivo facilitar o uso da moeda chinesa em transações internacionais, contribuindo para expandir as oportunidades de negócios entre a China e os demais países do mundo. A assinatura do acordo ocorreu durante a missão empresarial brasileira em Pequim com objetivo de reforçar o interesse do Brasil e da China em reafirmar a relação e as negociações entre os países.
Hoje considerada a quinta moeda mais ativa do mundo, o acordo que será firmado entre Brasil e China, possibilitará a redução dos custos de transação direta entre renminbi (CNY) e o real em uma maior oferta de operações de proteção (hedge) de variação cambial entre as moedas.
Entre a comitiva de empresários e executivos de negócio que acompanharam a visita à China, estiveram presentes para o encontro e assinatura da carta os executivos do Banco BOCOM BBM, Pedro Henrique Mariani, CEO do banco, Alexandre Lowenkron, presidente executivo da instituição financeira e Leonardo Oliveira, vice-presidente executivo. O BOCOM BBM teve sua origem em duas instituições financeiras com longas histórias na China e no Brasil, o Bank of Communications, um dos cinco maiores bancos comerciais da China e o BBM.