29/03/2023 às 15h53min - Atualizada em 30/03/2023 às 00h00min

Consórcio IP Minas está prestes a completar 100% da modernização da iluminação pública em Ribeirão das Neves (MG)

Mais de 27 mil pontos de luz em avenidas, praças, parques e campos de futebol receberam nova iluminação, mais moderna e tecnológica

SALA DA NOTÍCIA Aryani Andrade | Estrutura de Comunicação
www.ipminas.com.br
Ribeirão das Neves está prestes a completar 100% da modernização da iluminação pública. Isso porque, a Parceria Público-Privada entre a Prefeitura Municipal e o Consórcio IP Minas, formado pela Quantum Engenharia e FortNort Desenvolvimento Ambiental e Urbano, ofereceu renovação da iluminação pública em ruas, parques, praças e campos de futebol com sistema LED.

Como definido no Plano de Modernização e Operação foi realizado dentro dos três primeiros anos de contrato toda a modernização da iluminação pública de Ribeirão das Neves substituindo a iluminação existente por nova iluminação com tecnologia LED, a fim de adquirir maior eficiência energética e promover ganhos com a operacionalidade do parque de iluminação pública.

 

Como têm-se registrado no cadastro inicial, deveriam ser modernizados 26.512 pontos. Até o momento, o Consórcio foi além e substituiu 27.184 luminárias, ultrapassando os 100% do cadastro inicial.

 

“Além da substituição de todas as lâmpadas na cidade por equipamentos com tecnologia mais moderna, revitalizamos e ampliamos toda a área do parque municipal.” enfatiza Julio Neves, gerente do Consórcio IP Minas. Para iluminação do parque, foram  realizados estudos que abrangem o atendimento específico de cada situação encontrada no local, como quadras, pista de caminhada e academias.

 

Economia aos cofres públicos

A eficientização energética em sistemas de iluminação pública visa eliminar o desperdício de energia e favorecer o município por meio da substituição das luminárias que reduzem os custos com energia elétrica, além de melhor a qualidade dos serviços prestados. 

 

Em Ribeirão das Neves, de acordo com inventário inicial do parque tinha-se instalada uma carga total de 3.426,28 KW, sendo feito uma redução até 15/01/2023 para 1.506,60 KW, que corresponde a uma redução de 1.919,68 KW sobre a referência do cadastro inicial.

 

Preocupação com a sustentabilidade

No Consórcio IP Minas há um programa de descontaminação onde as lâmpadas são enviadas para descarte em aterros adequados. De acordo com o último relatório emitido, no período de 16/12/2022 a 15/01/2023 foi realizada a descontaminação e descarte apropriado de 483 lâmpadas, 1080 relês, 937 reatores, 1184 luminárias (2508,99 kg) e 64 braços (160 kg).

 

Quando falamos em sustentabilidade, especificamente das lâmpadas, o que se tem é um controle do resíduo perigoso. Quando falamos de outros itens que possuem a reciclagem como o alumínio, polietileno, materiais ferrosos, que estão presentes nos outros componentes que incluem o parque de iluminação antigo em Ribeirão das Neves, para todos esses há um convênio com a Comarrim (Cooperativa de Materiais Recicláveis de Ribeirão das Neves), onde todos os itens são doados e eles dão a destinação adequada por meio da reciclagem direta ou outros fornecedores.

 

Outro ponto importante a ser destacado são os materiais em papel, papelão, de escritório que também são doados à Comarrim para serem reciclados de forma correta.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp