27/03/2023 às 16h27min - Atualizada em 28/03/2023 às 00h00min

Roubo de celulares: especialista dá dicas de como prevenir golpes digitais

Cenário serve de alerta no que se refere à segurança para as pessoas que dependem do celular

SALA DA NOTÍCIA Assessoria de imprensa
https://www.incognia.com/pt/
Divulgação

São Paulo, março de 2023 - Só nos primeiros dois meses deste ano, o estado de São Paulo registrou 18.577 roubos de celulares. Isso significa que, a cada 10 minutos, pelo menos dois aparelhos são roubados no estado. Os dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo relatam uma queda de 33% nos casos de roubos e de 22% nos casos de furtos, em comparação com o mesmo período do ano passado.

O cenário ainda serve de alerta no que se refere à segurança para as pessoas que dependem do celular para realizar compras, transações financeiras e outras práticas do dia a dia. Neste caso, algumas técnicas podem ser utilizadas para que cada usuário se proteja de golpes que envolvem autenticação, acesso indevido e validação em um novo dispositivo legítimo. 

De acordo com Dayana Costa, DPO da Incognia e Gerente de Privacidade da Incognia, empresa pioneira em identidade digital baseada em localização, existem formas de eliminar a fricção e se proteger de possíveis fraudes quando houver perda do aparelho e cinco dicas para que o usuário possa se prevenir:

1 – Ative a senha no aparelho e em aplicativos sensíveis: Muitas pessoas já utilizam senha na tela de início do celular para dificultar o desbloqueio de pessoas indesejadas, mas outra dica ainda mais importante é ativar essa mesma senha para os aplicativos que envolvem transações como, bancos, delivery, e-mail e SMS – para que a senha do dispositivo seja solicitada também para permitir o acesso a cada app. Isso irá limitar bastante as opções do criminoso ao tentar obter acesso;

2 – Esconda as notificações do aplicativo de e-mail e SMS: Após a etapa anterior, o usuário já está parcialmente protegido do ataque de mudança de senha, porém, para ter uma proteção completa, é importante esconder as notificações. Isso porque, apesar do criminoso não conseguir acessar o e-mail do usuário, ele ainda consegue ver as notificações, e, por isso, é possível que ainda consiga visualizar algum código ou link sensível. Isso pode ser um pouco trabalhoso, já que para visualizar um e-mail é preciso acessar o aplicativo de tempos em tempos, mas essa é uma garantia maior de segurança;

3 – Prefira aplicativos que ofereçam sistemas de segurança: Logo quando procuramos um app para baixar, nos deparamos com todas as características dele na “loja” do celular. Este é o momento ideal para buscar aplicativos que estejam acoplados com tecnologias seguras como aqueles que oferecem sistema de geolocalização;

4 – Não armazene dados sensíveis no dispositivo: Senhas, RG, CPF, endereços, e outros dados sensíveis devem ser evitados de serem armazenados no dispositivo. Como alguns aplicativos possuem esses dados salvos, é recomendado que eles solicitem senha para serem acessados, como citado na primeira dica de segurança;

5 – Exclua o aparelho em caso de roubo: Caso o usuário seja roubado, ele deve excluir o conteúdo do dispositivo para garantir a segurança. Para fazer isso remotamente, é possível acessar links de aplicativos de busca de celular e segurança por meio de outro dispositivo que esteja logado nas contas principais do celular roubado.

Sobre a Incognia

A Incognia, empresa de identidade digital baseada em localização, desenvolveu sua tecnologia à prova de falsificação para autenticar silenciosamente usuários ao longo de sua jornada em aplicações digitais. Times de prevenção à fraude, gestão de risco, operações e trust & safety de serviços financeiros, empresas de marketplace, delivery e outras, utilizam as soluções da Incognia para entregar autenticação sem fricção e detectar comportamentos suspeitos para prevenir fraudes de identidade e roubos de conta.

A Incognia foi fundada em 2020 e sua tecnologia de localização, resultado de mais de uma década de pesquisa e desenvolvimento, protege atualmente mais de 200 milhões de dispositivos. A companhia está sediada na Califórnia, nos Estados Unidos, e possui times em Nova Iorque e no Brasil. Siga a Incognia no LinkedIn e no Twitter e visite www.incognia.com/pt para saber mais.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp