Nesta quinta-feira (23), a partir das 9h, será a vez do Parque Aurora receber o quinto grande mutirão deste ano para combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação, que conta com a união de várias secretarias, é encabeçada pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
Os grandes mutirões tiveram início em 09 de fevereiro, quando a Prefeitura lançou a campanha “Dengue Aqui Não”. A primeira ação aconteceu no distrito de Travessão, a segunda, no bairro da Pecuária, a terceira, no Parque Prazeres, e a quarta, no Jóquei Clube.
O coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores do CCZ, Claudemir Barcelos, esteve reunido nesta terça-feira (21), na sede do órgão, com representantes das secretarias de Educação, Limpeza Pública e Governo, para traçar as estratégias do mutirão do Parque Aurora.
A concentração dos Agentes de Combate às Endemias e das equipes que vão participar da ação será no Ciep Arnaldo Rosa Viana. A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), por meio do Grupo Oficina de Texto Terra da Alegria (Gotta), apresentará uma peça teatral com o objetivo de ajudar a população a identificar, de forma lúdica, os sintomas da dengue. O Programa Saúde na Escola (PSE) também estará presente com oficinas e palestras sobre prevenção e cuidados com a doença. Haverá panfletagem.
OUTRA AÇÃO - Na sexta-feira (24), segundo Claudemir, os agentes vão percorrer as ruas do Parque Corrientes para mais um mutirão de combate ao Aedes. Já no dia 31 de março, fechando o cronograma de visitas aos bairros que têm apresentado infestação pelo mosquito, as equipes estarão no Centro.
Claudemir disse que os mutirões de sexta-feira foram retomados no dia 20 de janeiro e estão sendo realizados com base no primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2023, que apontou índice de 5,2%. O segundo LIRAa deste ano será realizado em maio.