14/03/2023 às 15h14min - Atualizada em 15/03/2023 às 00h00min

Planejamento e estratégia são essenciais para garantir boas vendas no Dia do Consumidor

Diretor Comercial da Zucchetti dá dicas de como se preparar para ter sucesso na data, que já faz parte do calendário dos varejistas.

SALA DA NOTÍCIA Litiane de Oliveira
Assessoria de Imprensa
Divulgação

O Dia do Consumidor, celebrado amanhã, 15 de março, é uma oportunidade para o setor varejista aumentar suas vendas. Recentemente, um levantamento feito pela Shopee (plataforma de comércio eletrônico), constatou que 45% dos consumidores têm a intenção de realizar alguma compra nesta data, e, diante disso, é importante adotar estratégias adequadas. Marcos Adriano Guasso, Diretor Comercial da Zucchetti, multinacional italiana especializada em sistemas de gestão que atende mais de 100 mil micro e pequenos comércios no Brasil, ressalta a importância de um planejamento cuidadoso.

 

Segundo ele, é essencial que os varejistas, independentemente do tamanho de sua empresa, compreendam seu público-alvo e o que os diferencia da concorrência para direcionar suas estratégias promocionais de forma eficaz.

 

"Um ponto importante é partir do que você tem em estoque. Pode ser um bom momento para colocar em circulação uma mercadoria que está parada e não vendeu como deveria, fazendo com que o estoque gire e a promoção desses itens atraia clientes que podem comprar outros produtos", indica Guasso.

 

Ele aconselha os comerciantes a não tomarem decisões com base em suposições, mas que analisem dados relevantes para embasar suas estratégias promocionais. É recomendável fazer uma comparação com promoções passadas e seus resultados, identificar os produtos que tiveram boa saída, além de entender o que funciona melhor para o seu público-alvo. 

 

“As ferramentas de gestão facilitam o acesso a esse tipo de dado, com relatórios detalhados da base de clientes, fornecedores, nível de estoque, produtos com mais giro, custo de compra e de venda, entre outros. Ainda que o varejista não tenha uma ferramenta, é fundamental que haja um processo de análise prévia dos dados que já existem em outros tipos de controle, para que as ações possam atingir seus objetivos”, acentua. 

 

Outro ponto é entender como realizar a melhor divulgação das promoções, atraindo o cliente para a loja. “As ferramentas digitais têm sido importantíssimas para chamar os clientes para as promoções. Nos pequenos comércios temos visto o uso acentuado das redes sociais, que funcionam bem para este propósito. Se for um varejo mais próximo de seus clientes, o envio consentido de promoções pelo WhatsApp pode ser uma opção. Além disso, há formas de divulgação que são certeiras em alguns lugares, como carro de som e panfletos. Tudo depende do olhar para com o público”, indica Guasso. 

 

Consumarço

 

A Zucchetti, por sua vez, também aproveitará o mês de março para oferecer promoções especiais em seus sistemas para PDV, com a campanha Consumarço. Durante todo o período, a cada ativação, o cliente receberá seis meses de uso gratuito, ou seja, terá 18 meses de acesso pelo preço de 12. Além disso, todos os adicionais de sistemas estarão com até 50% de desconto. A promoção representa uma oportunidade para que os clientes possam experimentar os produtos da empresa de forma mais acessível e obter benefícios exclusivos.

 

“A Zucchetti faz esse planejamento com foco no cliente. Nós temos públicos diferentes: as revendas, a venda direta, os clientes novos e aqueles da base. Por isso, além de uma condição especial para todos, ofertamos promoções focadas em cada um desses públicos”, explica Guasso. 


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