09/03/2023 às 09h00min - Atualizada em 09/03/2023 às 09h00min

Mutirão contra a dengue nesta quinta-feira no Parque Prazeres

A ação, que conta com a união de várias secretarias, tem o objetivo de conscientizar a população, identificar e eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Dentro da campanha “Dengue Aqui Não”, lançada pela Prefeitura no mês passado, será realizado nesta quinta-feira (09), no Parque Prazeres, em Guarus, o terceiro grande mutirão deste ano para combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A ação, que conta com a união de várias secretarias, é encabeçada pela Secretaria de Saúde e pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com objetivo de conscientizar a população, identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito.

Para definir as estratégias do mutirão, o diretor do CCZ, Carlos Morales, esteve reunido nesta terça-feira (07) com representantes das secretarias de Saúde, Obras, Educação e Governo, além da subsecretaria de Limpeza, Parques e Jardins, na sede do órgão.

Um drone - mais uma ferramenta de combate ao mosquito – será utilizado para o georreferenciamento (mapeamento) das caixas de água sem tela e para vistoriar as áreas de difícil acesso. Carros fumacê vão circular pelas ruas do bairro.

Segundo Morales, a concentração dos Agentes de Combate às Endemias e das equipes que vão participar do mutirão será na Escola Municipal Custódio Generoso Vieira, a partir das 9h.

Por meio do Grupo Oficina de Texto Terra da Alegria (Gotta), a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) apresentará uma peça teatral com o objetivo de ajudar a população a identificar, de forma lúdica, os sintomas da dengue. O Programa Saúde na Escola (PSE) também estará presente com oficinas e palestras sobre prevenção e cuidados com a doença. Haverá panfletagem.

Em 2022, o município registrou 211 casos de dengue. Já neste ano, entre os dias 01 de janeiro e 03 de março, foram confirmados 543 casos, sendo um óbito de um idoso em Travessão. Não houve registro de zika e nem de chikungunya.

BALANÇO – No primeiro grande mutirão, realizado no distrito de Travessão no dia 09 de fevereiro, os agentes vistoriaram 3.197 imóveis, sendo 1.216 tratados com aplicação de larvicida, incluindo terrenos baldios. Foram eliminados 128 focos do mosquito e recolhidos 253 pneus e 227 sacos contendo inservíveis. Mais de 30 caixas de água receberam telas de proteção contra o mosquito.

A Secretaria Municipal de Ordem Pública, por meio do Departamento de Posturas, vistoriou mais de 14 ruas, identificando cinco grandes áreas com mato alto e abertas, além de 15 terrenos abandonados. Já os fiscais de Meio Ambiente realizaram oito autuações, entre ferros-velhos, recicladoras e borracharias. A Secretaria de Serviços Públicos e a Subsecretaria de Limpeza, Parques e Jardins atuaram com 60 homens, uma máquina retroescavadeira e quatro caminhões, retirando cerca de 250 toneladas de entulhos.

Já no bairro da Pecuária, onde aconteceu o segundo mutirão no dia 16 de fevereiro, foram visitados 2.258 imóveis, sendo 539 tratados com aplicação de larvicida, além de eliminados 66 focos do mosquito e recolhidos 120 pneus e 51 sacos contendo inservíveis. Os agentes colocaram telas em 15 caixas. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp