08/03/2023 às 18h07min - Atualizada em 09/03/2023 às 00h04min

Edifício sustentável utiliza água subterrânea para diminuir temperatura dos apartamentos

Torres do Amazon Parques & Resorts, primeiro do empreendimento multipropriedade do mundo com temática da Amazônia, utilizarão água subterrânea para diminuir em até 6°C a temperatura dos apartamentos. Primeira fase de obras irá entregar 199 unidades até 2025 em Santa Catarina. Ao todo, projeto, edificado próximo ao Beto Carrero World, prevê 699 apartamentos e 90 mil m² de área construída.

SALA DA NOTÍCIA Rotas Comunicação

Março, 2023 – Com assinatura do escritório de arquitetura NotToScale, com sede em Lugano, no Sul da Suíça, e colaboração com arquitetos brasileiros, as torres residenciais do Amazon Parques & Resorts, primeiro do empreendimento multipropriedade do mundo com temática da Amazônia, que será construído em Penha (SC), a poucos minutos do parque Beto Carrero World, se diferenciam pelo conceito ligado à sustentabilidade. Entre as características, destaque para o labirinto térmico e uso de água subterrânea, com resfriamento que vem do interior da terra, capaz de diminuir em até 6° C a temperatura do edifício durante o verão.  
“Essa é uma técnica antiga chamada de resfriamento geotérmico que usa o solo para resfriar o ar entre as paredes do edifício. Na prática, a camada inferior de drenagem da laje da fundação é dotada de tubulações conectadas às caixas de água. Essa água gelada é bombeada entre paredes estruturais ao redor do edifício, que formam um labirinto térmico para a contenção de temperatura, gerando conforto térmico. É algo que diminui a necessidade de ar condicionado e reduz o consumo de energia elétrica”, explica a arquiteta Valentina Mion, diretora e fundadora da NotToScale Architecture.

Além do resfriamento por água subterrânea, o empreendimento ainda terá teto verde que contribui na absorção de poluentes e redução do consumo de energia, além da diminuição de ruídos e a temperatura do telhado. Também terá moderno sistema de coleta de água da chuva para uso nos jardins, descarga e lavagens externas e usará acabamentos e acessórios de baixo consumo de água. Outro diferencial são grandes vãos e aberturas com janelas de vidro que permitem a entrada de luz, reduzindo a necessidade de iluminação artificial, além do uso de brises, um elemento arquitetônico composto por lâminas que diminuem a incidência solar em uma edificação e melhora a ventilação do local.

Outro diferencial do projeto é a interação das pessoas com a paisagem e o contato com o verde. Algo que fica claro com as áreas abertas da edificação e terraços com vista privilegiada para a paisagem. Haverá ainda área de preservação de floresta e a manutenção dos desníveis do local, onde será desenvolvido um bosque para caminhadas e corridas entre a vegetação. Ao todo, foram 18 meses de estudos até a entrega da primeira versão do projeto que também traz muita preocupação ao entorno e um parque aberto ao público.

“Somado aos jardins e bosques fizemos um percurso d’agua que irá conectar as diversas atrações de lazer, cultura, educação e entretenimento do local. Haverá pavilhões, museus, aquário, SPA com terapias de elementos indígenas, centro de pesquisas e auditório com atividades continuadas e atrações para a educação ambiental”, comenta Valentina Mion.

Saiba mais sobre o Amazon Parques & Resorts
Em uma das regiões mais visitadas por turistas nacionais e internacionais, o Amazon Parques & Resorts, na cidade de Penha, próximo ao Beto Carrero World, traz o conceito de propriedade fracionada para o litoral de Santa Catarina. O multiproprietário que adquirir uma cota do imóvel poderá usufruir do bem durante apenas algumas semanas ao ano, para períodos de férias e lazer, ou ainda aproveitar da rede de destinos mundiais conveniada com imóveis multipropriedade. 
A primeira fase de obras já foi lançada e consiste em três torres em sistema multipropriedade com previsão de entrega para 2025. Com todas as fases concluídas, terá 699 apartamentos em formato multipropriedade e capacidade de atendimento para 9 mil pessoas por dia. Contará ainda com parque temático com mais de 60 atrações e hotéis com bandeira Wyndham Garden, da Wyndham Hotels & Resorts, a maior empresa de franquias hoteleiras do mundo.
O Amazon Parques & Resorts de Penha (SC) será o primeiro de três empreendimentos que estão em estudo e deverão ser lançados em Las Vegas (EUA) e Coney Island (EUA), com conceito sustentável e amazônico.

Sobre a Amazon Parques & Resorts
Fundada em 2020, a Amazon Parques & Resorts tem como meta a implementação de empreendimentos imobiliários desenhados para o entretenimento, bem-estar e hotelaria alinhados às novas práticas do mundo contemporâneo consciente. Atua com a comercialização imobiliária e de multipropriedade com conceito de parque temático e arquitetura sustentável, proporcionando entretenimento de qualidade, alinhado as práticas contemporâneas de economia e fortalecendo uma rede de iniciativas de comunidades na Amazônia por meio do Instituto Amazone, ligado a empresa.

https://amazonfunparks.com/     | https://www.penha.amazonfunparks.com/ 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90