09/07/2019 às 12h03min - Atualizada em 09/07/2019 às 12h03min

Suicídio: Uma questão de Saúde Pública

De acordo com a psicóloga Fernanda Ribeiro Monteiro, não deve ser simplificado ou atribuído a uma única causa

Redação
Radio Aurora
Na manhã desta terça-feira (09), a Rádio Aurora recebeu no programa “A Voz De Campos”, a Dra. Fernanda Monteiro, psicóloga do CAPS infantil (Centro de Atenção Psicossocial), e o nosso comentarista Luiz Henrique Gomes em uma conversa sobre “Suicídio: Uma Questão De Saúde Pública” com o apresentador Germano Santos.

Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada ano é registrados mais de 800 mil suicídios no mundo, o que representa aproximadamente uma morte a cada 40 segundos. Além disso, a cada três segundos alguém atenta contra a própria vida. No Brasil, são mais de 11 mil casos anualmente. Sendo o suicídio uma questão de saúde pública, e por isso tratada como tema na Rádio Aurora.

De acordo com a psicóloga Fernanda Ribeiro Monteiro, não deve ser simplificado ou atribuído a uma única causa, pois se trata do desfecho de uma série de fatores complexos que se acumularam na história daquela pessoa. Antes de tudo, é preciso buscar informação e jamais julgar.

Durante a abordagem da pauta, foram debatidos alguns desses diversos fatores que possam levar uma pessoa a tentar o suicídio. Dentre eles, a pressão social foi apontada como um dos principais, pois a sociedade pressiona o indivíduo social em diversos campos a todo o momento, como por exemplo, em questões sexuais e financeiras.

E segundo o Luiz Henrique Gomes, comentarista no programa, é entre os idosos que ocorre o maior número de suicídios. “O risco é ainda maior entre aqueles que têm doenças crônicas, incapacitantes ou intratáveis e que, por conta da idade, perdem amigos e companheiros de vida”, explica. Porém, as pressões sociais tornam os jovens um dos principais grupos vulneráveis.

O programa completo pode ser conferido através do link: Clique aqui, e para maiores informações e busca de ajuda, a Dra. Fernanda Monteiro indica o acolhimento do Centro de Atenção Psicossocial, localizado em quatro endereços em Campos dos Goytacazes, ou pelo telefone 188 da Central de Valorização da Vida.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp