08/03/2023 às 09h05min - Atualizada em 08/03/2023 às 09h05min

Conscientização e cuidados com as mulheres marcam 8 de Março em Campos

Às 10h, a delegada Madeleine Dykeman, titular da DEAM, fará uma palestra na delegacia, abordando a violência contra as mulheres. A partir das 13h, a programação será no CEAM.

Jornal Aurora - Redação
PMCG
No Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quarta-feira (08 de março), a Subsecretaria de Políticas para Mulheres está com uma programação que inclui conscientização como forma de prevenção à violência e cuidados com as mulheres, através de serviços oferecidos pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Mercedes Baptista. Às 10h, a delegada Madeleine Dykeman, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) fará uma palestra na delegacia, abordando a violência envolvendo as mulheres. A partir das 13h, a programação será no CEAM. Nos primeiros dias de março, duas jovens: a Letycia, de 31 anos, no 8º mês de gestação, e Flaviana, 23 anos, foram assassinadas em Campos, aumentando as estatísticas de violência contra a mulher.

- Nesta data, é importante chamarmos a atenção para o enfrentamento à essa violência contra a mulher, que tem feito tantas vítimas, como temos acompanhado na imprensa, e também de oferecer bem-estar às nossas assistidas do CEAM e para as alunas do Programa Empoderadas. Será um dia de muita informação e, à tarde, teremos um espaço de beleza e autocuidado, aulas de defesa pessoal e de dança, entre outras atividades - informa a subsecretária Josiane Viana, acrescentando que o município possui uma rede de enfrentamento à violência contra a mulher e o mais recente equipamento de prevenção é o Ônibus Lilás – É Delas Para Elas, projeto pioneiro em Campos, voltado para mulheres de todas as idades, pessoas que se identifiquem no gênero feminino e crianças de até 10 anos acompanhadas de pessoas do gênero feminino, para evitar casos de importunação sexual, assédio e outros tipos de crime contra a mulher.  

Na quinta-feira (09), às 14h, será ministrada palestra com o tema “Violência Doméstica e a Atuação do CEAM”, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Matadouro. Na sexta-feira (10), às 14h, haverá capacitação no Hospital Geral de Guarus (HGG) e, na segunda-feira (13), às 10h, no Hospital Ferreira Machado (HFM). No sábado (11), das 9h às 17h, acontece um seminário na Escola Municipal Cláudia Almeida, no Farol de São Tomé.

- Nos dias 15, 22 e 29, às 19h, teremos o Projeto “Maria da Penha vai às escolas” para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escolas municipais, que é fundamental para conscientizar jovens e adultos dos tipos de violência existentes e para prevenir futuros relacionamentos abusivos. No dia 15, será na Escola Custódio Generoso Vieira, no Parque Prazeres; no dia 22, na Luiz Sobral, no Jardim Carioca, e no dia 29, na Marechal Artur da Costa e Silva, no Calabouço – informa Josiane, lembrando que, no dia 25, haverá a caminhada pelo Dia Laranja, junto com a DEAM e a Patrulha Maria da Penha.

Durante o ano, a subsecretaria realiza uma série de ações de conscientização e divulgação da rede de enfrentamento à violência contra a mulher, que inclui a Casa Benta Pereira, acolhimento institucional e sigiloso para mulheres em situação de violência; o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), inaugurada em 2014 e a Patrulha Maria da Penha do 8º BPM.  Através de parceria com o Governo do Estado, Campos também ganhou um polo do Programa Empoderadas, que oferece aulas de defesa pessoal através das artes marciais, além do Ministério Público e Judiciário.  O polo funciona na Vila Olímpica Lulu Beda, no Jardim Carioca.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp